Suce$$o Profissional

Salário justo ou salário adequado?

 

O salário é sempre uma questão delicada em um processo seletivo. A empresa quer pagar X e o funcionário quer ganhar Y. Como resolver esta questão? Como candidato, você deve pensar e ter consciência que para o cargo que está concorrendo existe um valor pago pelo mercado nacional, um valor pago pelo mercado de Palmas e um valor diferenciado dependendo da empresa e do ramo de atividade.

Algumas empresas pagam o piso da categoria, outras um pouco mais e outras ainda, oferecem pacote de benefícios. Os critérios para aumentos salariais e promoções variam de empresa para empresa. Pode ser por mérito, tempo de casa, qualificações extras, etc. A partir daí é preciso analisar o que é mais relevante para você naquele momento. Não adianta fantasiar, pois para ganhar mais, a empresa vai exigir mais. Como pessoa que precisa trabalhar avalie suas prioridades e procure a empresa que oferece o que você busca. Se no momento você tem mais compromissos financeiros é melhor procurar uma empresa que ofereça mais em dinheiro, pois os benefícios não cobrirão estes seus gastos pessoais.

Se os benefícios lhe dão melhores condições de vida e seu orçamento com aquele valor salarial não vai ser prejudicado, então ótimo. Muitas vezes, o funcionário não coloca na ponta do lápis e daí, vem a rotatividade nas empresas. Temos, também, a questão do salário fixo e da remuneração por resultados, através das comissões. A área comercial te dá a possibilidade de ganhar sempre mais na base do trabalho e esforço individual para cumprir metas e atingir resultados. O resultado será satisfatório, pois você faz o seu salário. Mas é necessário gostar da área e ter perfil para lidar com pressão. Nunca diga numa entrevista que o salário oferecido é “pouco”, ele apenas não atende suas necessidades naquele momento.

Um salário pode ser justo para uma pessoa e não para outra, por isso sempre uso o termo salário adequado. O salário adequado tem que estar na média salarial do mercado e de acordo com as exigências da vaga. Atualmente, estou implantando o plano de cargos e salários em algumas empresas. Isso torna a empresa mais atraente, pois o funcionário sabe onde pode chegar e entende que seu salário está adequado ao mercado. Porém, o funcionário precisa dar a contrapartida, pois ele só conseguirá mudar sua situação atual se tiver mais a oferecer do que antes, tanto em competências comportamentais quanto em qualificação profissional. Deixo a dica.
Sucesso!

Sugestões de temas, dúvidas e, etc.: [email protected]
*Lunna Dias é Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas e Especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas. Está à frente da Lunna Dias Consultoria em Recursos Humanos atendendo clientes em Palmas e região com Recrutamento, Seleção e Desenvolvimento de Pessoas, dentre outros.

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS

A busca por um emprego exige otimismo com o que se quer alcançar e realismo...