Graduação

ITPAC Porto: Engenharia Civil é conceito 4 no MEC




Em nota oficial, a Profª Lucélia Neves de Araújo, Diretora Acadêmica do FAPAC/ITPAC-Porto afirma que o conceito 4 dessa avaliação in loco do MEC demonstra claramente o nosso potencial enquanto equipe, jovem, ousada e determinada em vencer o desafio de elevar a FAPAC/ITPAC-Porto para a lista das 10 melhores instituições de ensino superior privado do país.
E complementa:
"Quando todos trabalham com os recursos disponíveis, porém com amor e dedicação pelo TODO, se unindo verdadeiramente por uma meta institucional coletiva, resultados surpreendentes irão ser alcançados, não temos dúvida disso".

O instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial do MEC possui 3 dimensões cujos indicadores variam de 1 (nota mínima) a 5 (nota máxima):
Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica
Dimensão 2 - Corpo Docente e Tutorial
Dimensão 3 - Infraestrutura

Destacam-se no Relatório de Avaliação a atuação independente e transparente da CPA (Comissão Própria de Avaliação) e a nota máxima (conceito 5) para os itens 2.2. Atuação do (a) coordenador (a), 2.5. Regime de trabalho do (a) coordenador (a) do curso e 2.9. Regime de trabalho do corpo docente do curso.

Também, destacam-se como nota ótima (conceito 4) os itens 1.11. Apoio ao discente (apoio extraclasse, psicopedagógico e atividades de nivelamento acadêmico); 1.14. Tecnologias de informação e comunicação - TICs no processo ensino-aprendizagem; 2.1. Atuação do Núcleo Docente Estruturante; 2.4. Experiência profissional, de magistério superior e de gestão acadêmica do(a) coordenador(a); 2.7. Titulação do corpo docente do curso; 2.8. Titulação do corpo docente do curso - percentual de doutores; 2.10. Experiência profissional do corpo docente; 2.12. Experiência de magistério superior do corpo docente; 2.15. Produção científica, cultural, artística ou tecnológica; 3.1. Gabinetes de trabalho para professores Tempo Integral TI; 3.2. Espaço de trabalho para coordenação do curso e serviços acadêmicos; 3.4. Salas de aula; 3.7. Bibliografia complementar; 3.10. Laboratórios didáticos especializados: qualidade; 3.10. Laboratórios didáticos especializados: serviços.

O Curso
O curso de Engenharia Civil da FAPAC/ITPAC PORTO tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro civil com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitada a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais e de segurança do trabalho, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

O Engenheiro Civil formado pela FAPAC/ITPAC PORTO terá competências para atuar na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificação e de infraestrutura. Tendo como principais atributos, nas áreas de Construção Civil, Estruturas, Geotecnia, Recursos Hídricos e Transportes. Para isso o curso de Engenharia Civil da FAPAC/ITPAC PORTO conta com um complexo laboratorial de 1500 m2, sendo composto por laboratórios nas áreas de Geotecnia, Geomática, Materiais de Construção e Estruturas, Recursos Hídricos, Física e Elétrica, Informática, Química e Desenho Técnico.

O complexo laboratorial do Departamento de Engenharia Civil compõe a infra-estrutura do ITPAC PORTO, atendendo a comunidade Universitária e apoiando as atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de atender a comunidade externa à instituição, através da utilização de equipamentos normatizados e calibrados por empresa certificadas e de notório conhecimento.

Todos os laboratórios da IES possuem corpo técnico de professores e laboratoristas com experiência e devidamente treinados e capacitados para o desenvolvimento das atividades inerentes a cada área de atuação dos laboratórios.
A IES conta com profissionais especializados nas áreas de Agrimensura, Ciência dos Materiais, Desenho Técnico, Engenharia Elétrica, Física, Geotecnia, Hidráulica, Química, Economia entre outros. A equipe prima pela qualidade do ensino e das atividades realizadas nos laboratórios, e é aqui homenageada.



 

Leia sobre: Engenharia CivilItpac PortoMEC
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS