Dicas do Delgado

Resolução de exercício: Quando e como fazer




ARTIGO: PROF. DELGADO JUNIOR
ESPECIALISTA EM INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
ESPECIALISTA EM CRIMES ELETRÔNICOS


Este artigo surgiu das várias dúvidas encaminhadas pelos meus alunos concurseiros e Guerreiros, pelo whatsap e facebook, então irei tratar agora sobre a resolução de exercícios, assunto batido, mas que é sempre alvo de perguntas, principalmente perto de provas como UFT, POLICIA CIVIL e QUADRO GERAL,, UFFAAAAAAA,,,,,

Uma GUERREIRA CONCURSEIRA informou que costuma resolver exercícios a cada duas semanas, e confessou que precisa aumentar essa frequência. E com certeza precisa mesmo.

Tenho uma opinião, depois de 14 anos, como professor de cursinhos, olhe que já vi de todo tido de concurseirso, a resolução de exercícios, não custa repetir, é a melhor maneira de fixar a matéria, além de servir de oportunidade para que o concurseiro perceba onde estão seus pontos fracos, e ainda, ver como determinado assunto é cobrado em provas. Portanto, o ideal é que o concuseiro resolva exercícios todos os dias! isto mesmo todos os diasssssssssssssss,,,,,,deixe isto bem claro,,,arrume um tempo,,sabe aqueles 20 minutos no final do dia, quando chega em casa, no banheiro,,,então deixa a parte de baixo resolver seu problema, enquanto isto você na parte de cima, está estudanto....

Neste momento a GUERREIRA, rebate,,,,pois ela trabalha muito e tem ainda dois filhos para tomar conta, o esposo e a filha de 2 anos,, vamos a pergunta...“Mas como separar tempo para resolver exercícios todos os dias se o meu tempo de estudo é tão curto?”, não somente ela mas têm alguns se perguntando. Simples: Ao final de cada ponto estudado, resolva algumas questões sobre aquele assunto que acabou de ler. Dê preferência para questões comentadas, do jeito que comecei a fazer com meus alunos no cursinho MATRIZ, pois assim, você já desvenda qualquer dúvida que possa surgir no momento da resolução do exercício, sem perder tempo voltando na matéria para tentar achar a resposta. Para fazer isso, basta adquirir materiais de boa qualidade focados em resolução de exercícios com comentários. Geralmente, esses materiais selecionam inúmeras questões de provas anteriores e separam todas por assunto, de forma bem tranquila para estudar com organização.

Baixar provas de concursos anteriores é ótimo,,,agora lascou, a galera do concurso DA POLICIA CIVIL, rrsrsrs,,,ARRUEIROOUUU, pois somente tem provas fantasmas, não existe.., mas cá entre nós, praticar por meio de provas anteriores no dia a dia não é nada prático. A matéria está toda misturada, não existem comentários após cada questão, você resolve e fica naquela de “será que eu acertei pelo motivo certo?” ou “será que o erro que eu identifiquei era o erro mesmo?” meu caro, você está em um cursinho então pare o professor no corredor, e pergunte a ele,,,, vamos fazer valer cada centavo investido no cursinho,,,,dinheiro é muito suado.

Hoje na minha aula, com a turma do CONCURSO DA UFT, percebi algo que sempre tenho dito, resolver exercícios logo após ler a matéria é ótimo para fixar o conteúdo. Porém, com certeza fica mais fácil acertar quando a gente acabou de estudar o assunto, não? Pois muito bem. Além de resolver exercícios comentados todos os dias, é importante também que o concurseiro faça uma revisão com exercícios. Então, para verificar se você realmente aprendeu, quando for o seu momento de fazer revisão daquela matéria, inicie com a resolução das questões. Já vai ter alguns dias que você não estuda o assunto, e então poderá testar se a matéria ficou realmente guardada. E não tem problema se for para resolver as mesmas questões, pois entra ano e sai ano, entra banca e sai banca e o conteúdo cobrado se repete. Mas é claro que se você tiver uma coletânea enorme de questões resolvidas, vá em frente e responda quantas puder, antes de repeti-las.
A propósito, nas vésperas de concursos eu costumo estudar somente por resolução de questões comentadas.

RESUMO DA ÓPERA - Concurseiro sério estuda resolvendo exercícios comentados diariamente, e com isso fixa melhor a matéria e ainda percebe como os assuntos estão sendo cobrados pelas bancas.

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS