Graduação

IV Congresso Regional Norte de Educação Médica será no Tocantins

Da Redação Vitrine

 

Com o tema "Formação Médica com um Olhar Voltado para a Região Amazônica", a quarta edição do Congresso Regional Norte de Educação Médica – CRENEM acontece nos dias 19 a 21 de abril, no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte - Cuica da Universidade Federal do Tocantins, no Câmpus de Palmas. O Congresso reunirá ainda o II Encontro da Rede Norte de Telessaúde - RENORTE e o I Encontro Nacional de Professores de Semiologia - ENAPS.

De acordo com o presidente da Comissão Organizadora do IV CRENEM, o professor do Curso de Medicina da UFT, Paulo Geovanny, o Congresso abordará assuntos ligados a formação médica com um olhar voltado para as demandas da região amazônica, as novas práticas educacionais, as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC´s) articuladas com os demais programas indutores de fixação de médicos em áreas remotas e prioritárias, como Residência Médica/Multi e o PROVAB, todos com abrangência macrorregional, priorizando as Diretrizes Curriculares Nacionais. 

O II Encontro da Rede Norte de Telessaúde (II RENORTE), pela primeira vez  acontecerá dentro da plenária principal do IV CRENEM. O Encontro além de apresentar as mudanças na formação médica pautadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais apresentará os desafios da expansão do Programa Telessaúde na região Norte.

O ensino longitudinal da semiologia, que aborda aspectos da relação médico-paciente durante todo o curso de Medicina, serão discutidos por docentes e discentes de Semiologia do país no primeiro Encontro Nacional dos Professores de Semiologia (I ENAPS).  

Pela primeira vez o Congresso Regional Norte de Educação Médica é realizado no Tocantins. As conferências que acontecerão durante o Congresso reunirão nomes importantes da educação médicas, como a professora e pesquisadora da educação médica da Universidade de São Paulo (USP), Maria do Patrocínio Nunes, Douglas Rodrigues, um dos maiores estudiosos da saúde indígena no Brasil Carlos Eduardo Aguillera Campos, do Programa de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Jadete Barbosa Lampert, presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), dentre outros. 

Informações sobre as inscrições e toda a programação, no endereço www.uft.edu.br/crenem2012. Durante o Congresso, no endereço também ficará disponível um link com transmissão ao vivo das conferências. 

Fonte: Ascom - Coordenação do Curso de Medicina

 

Leia sobre: EducaçãoMedicinaTocantinsUFT
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS