Educação Especial

Educação do Tocantins é destacada por Mercadante

 

A atenção dada pelo Governo do Estado ao setor educacional foi destacada pelo ministro da Educação, Aloísio Mercadante, nesta quarta-feira, 19. Por ocasião da visita da presidenta Dilma Rousseff ao Tocantins, quando participou em Palmas da formatura de mais de 4 mil jovens do Pronatec, com qualificação em nove cursos profissionalizantes.

A manifestação do ministro mereceu comentário do Governador Siqueira Campos à noite, durante a Audição de Natal, na Casa de Maria, quando, simbolicamente, fez a entrega de 50 mil presentes às crianças estudantes das escolas públicas estaduais. “O ministro Mercadante anunciou, após a solenidade [na Escola de Tempo Integral Caroline Campelo, Setor Santa Fé II], que vai reconsiderar todas as nossas prioridades e que, na medida do possível, vai dobrar os investimentos para o Tocantins”, disse o Governador, não escondendo seu entusiasmo.

O desprendimento do ministro Mercadante com o Tocantins, unidade central da Federação, estratégica para o desenvolvimento do país em diversos setores, tem se intensificado a ponto de ter merecido sua atenção em outros momentos. Por exemplo, quando em 2011, à frente do Ministério da Ciência e Tecnologia, visitou o Estado. Na ocasião, participou com o Governador do ato de criação da Fapt – Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins, anunciando inclusive recursos para o setor.

Educação - Na manhã de ontem, o ministro certamente ampliou sua visão do Estado, com a certificação profissionalizante de 4.100 (300 são de escolas indígenas) dos 5.265 jovens do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – iniciativa do Governo Federal, no Tocantins gerido em parceria com a Seduc - Secretaria da Educação e com o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. E saber de perto que 40% dos alunos das escolas públicas estaduais estudam em regime de tempo integral.

O ministro pressentiu também o campo da educação praticada no Estado extrapolando fronteiras possíveis, porém pouco imagináveis na concepção da pedagogia brasileira. A Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, formada por garotos e garotas da Escola Estadual Vila União, na Capital, é um destes exemplos do que a educação pode fazer além do convencional. Experiência, que o Governador já anunciou, será ampliada para o Estado.

Ali, onde a escola passa por ampla reforma de suas instalações, a educação e a música são aliadas para a formação integral dos jovens, ocupando seu tempo de modo alegre e prazeroso, com rendimento escolar notável. Basta conversar com o maestro e o professor de música, com cada um dos precoces artistas portando suas sanfonas potentes, realizando acordes dos clássicos da música popular brasileira, para se ter a noção do que a bela iniciativa é capaz de gerar.

No mais, se o ministro tivesse tido a oportunidade de à noite estar na Audição de Natal, teria assistido mais jovens alunos da rede estadual entoando música, através da Orquestra Sinfônica dos Girassóis e do Coral Mil Vozes do Tocantins, este integrado por estudantes de 17 escolas de Palmas e outras cidades tocantinenses.

Fonte: Secom-to

 

Leia sobre: Educa Mais BrasilMercadante
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS