Educação Especial

Indicadores mostram universidades do Tocantins com notas 2 e 3

 Da Redação Vitrine
Por Elvio Marques

Os indicadores de qualidade da educação superior 2011 foram divulgados pelo Ministério da Educação – MEC nesta quinta-feira, 06. No Brasil somente 2,7% dos cursos avaliados obtiveram nota 5 no Conceito Preliminar de curso – CPC, cuja escala de 1 a 5 considera fatores como desempenho dos graduandos no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), a titulação dos professores e a infraestrutura do curso. No Tocantins a maior pontuação foi 3 no Indice Geral do Curso – IGC.

Foram avaliados em 2011, segundo o MEC, 8.665 cursos das áreas de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins, como história, filosofia e pedagogia bem como os cursos dos eixos tecnológicos de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial, pertencentes a 1.387 instituições de ensino superior. A nota máxima foi obtida por 203 cursos.

Segundo o Ministro da Educação Aloizio Mercadante, em todos os casos houve melhora significativa nos cursos de ensino superior. “A curva toda se desloca em direção à melhora na qualidade. Há uma série de medidas que estão surtindo efeito”, pontuou o ministro. Mercadante afirmou também que em 2008, por exemplo, o percentual de cursos com CPC máximo foi de 1,7% (121). Os cursos avaliados naquele ano são os mesmos que passaram por análise em 2011, o ciclo de avaliação de um curso é de três em três anos.

Veja aqui no Vitrine a lista completa do IGC 2011. 

Avaliação – Segundo o Ministério da Educação, os indicadores de qualidade do ensino superior levam em conta o Índice Geral de Cursos (IGC), além do Conceito Preliminar de Curso (CPC). O cálculo do IGC inclui a média ponderada dos conceitos preliminares de curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições. Já o CPC avalia o rendimento dos alunos, infraestrutura e corpo docente. Na nota do CPC, o desempenho dos estudantes conta 55% do total, enquanto a infraestrutura representa 15% da nota e o corpo docente, 30%. Na nota dos docentes, a quantidade de mestres pesa 15% do total, já dedicação integral e doutores representam 7,5% (cada) da nota.

O IGC 2011 avaliou 2.136 universidades, faculdades e centros universitários. Desse total, 50,6% tiveram conceito 3, considerado satisfatório. Dados divulgados pelo Ministério da Educação mostram ainda que 27% das instituições de ensino superior brasileiras tiveram conceito insuficiente no IGC em 2011.

Tocantins – No Tocantins a maioria das universidades e faculdades obtiveram notas entre 2 e 3. Confira a pontuação de algumas instituições do estado a partir da nota do IGC (Índice Geral de Cursos): 

- CEULP/ ULBRA - 3

- Faculdade Católica do Tocantins – 3

- FANESA/ITPAC – 3

- Universidade Federal do Tocantins - UFT – 3

- Centro Universitário Unirg – 2

- FAPAC ( Porto Nacional) – 2

- Universidade do Tocantins – Unitins – 2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO e a Faculdade de Palmas (Objetivo) não obtiveram conceito no Índice Geral dos Cursos de 2011. 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS