Educação Especial

Objetivos do Pronatec são divulgados através de encontro


O Governo do Estado, através da Seduc – Secretaria da Educação, reuniu na manhã desta quinta-feira, 22, os representantes das 13 DRE’s - Diretorias Regionais de Ensino e parceiros ofertantes do ensino profissionalizante do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - SENAI, SENAC, SENAR e IFTO para divulgar os objetivos do programa. Além de sua expansão para permitir o acesso a todos os jovens tocantinenses.

No encontro, realizado no Auditório do Palácio Araguaia, em que reuniu ainda diretores e coordenadores de escolas da rede estadual, técnicos e servidores da Seduc, o secretário da Educação, Danilo de Melo Souza, falou de algumas das metas cumpridas, superadas e aquelas a serem cumpridas do planejamento 2011–2014 idealizado pelo Governador Siqueira Campos para a área de educação. Dentre elas, a da educação integral. De 18 unidades implantadas ano passado, neste 2012 chegam a 306 escolas em diferentes regiões do Estado.

O Pronatec foi instituído pelo Governo Federal em 2011 com a proposta de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio (Tec) e de cursos de formação inicial e continuada (Fic), ou qualificação profissional presencial e a distância, com o Tocantins sendo um dos Estados de melhores resultados alcançados, atingindo 5 mil alunos beneficiados.

Uma equipe de força-tarefa da Secretaria da Educação e parceiros deu início, no último dia 19, pela DRE de Paraíso do Tocantins (com 34 gestores escolares dos 14 municípios integrantes), às reuniões que se estenderão até 5 de dezembro pelas demais diretorias. Através desses encontros são discutidas as demandas de cursos profissionalizantes a serem implantados nos municípios no ano que vem, 2013.

De acordo com a diretora de Educação Profissional da Seduc, Sandra Lima Rezende das Neves, as aulas dos cursos são normalmente realizadas dentro das próprias escolas ou nas dependências dos parceiros ofertantes, cada um deles tendo, a partir de agora, a meta de profissionalizar pelo Pronatec cerca de 5 mil alunos.

A diretora revela que tudo vem sendo agilizado pela Seduc para um aumento expressivo desse número a ser ofertado dentro da filosofia Pronatec. Aos alunos é garantido suporte necessário para fazerem os cursos, como bolsa de estudo, apoio e orientação ao trabalho e à educação inerente à formação e ética cidadãs. Nesta quinta-feira, 22, a reunião força-tarefa do Pronatec está sendo realizada em Arraias, e na sexta acontece em Dianópolis, também no Sudeste do Estado.

Para mais informações sobre a programação do Pronatec o telefone de contato é (63) 3218-1037 e o e-mail depseduc@gmail .com.

Fonte: Secom - TO

Leia sobre: PronatecSeduc-TO
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS