Ensino a Distância

Escola da Juventude é lançada em Palmas-TO

Mais uma vez o Tocantins é pioneiro no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a juventude. Na manhã desta terça-feira, 26, a Sejuv- Secretaria Estadual da juventude lançou oficialmente o programa “Escola da Juventude”, que pretende qualificar a jovens tocantinenses em ambiente virtual.
O evento, que aconteceu no auditório do Palácio Araguaia, contou com as presenças do vice governador, Paulo Sidney, e do Secretário da Juventude, Ricardo Ayres. Além disso, a juventude tocantinense também participou, como é o caso de Samuel Augusto, de 23 anos. “Sabemos que eventos como esses são importantes porque é o resultado de uma luta histórica pela melhoria da vida dos jovens”, disse ele.

O lançamento, além de servir para apresentar as regras de funcionamento da plataforma educacional, também mostrou os primeiros resultados positivos obtidos pelo programa Centro da Juventude. Dois jovens de Monte do Carmo participaram ao vivo do evento, utilizando o computador como meio de comunicação. “Os Centros da Juventude além de qualificar, têm como objetivo fazer com que o jovem interaja com pessoas do mundo inteiro, trocando experiências e tirando suas dúvidas. Um jovem de Lizarda pode muito bem formar um grupo de estudos com outros de que moram em Esperantina, tudo facilitado pela tecnologia”, explicou Ayres.
A nova plataforma educacional teve a sua pedagogia desenvolvida, exclusivamente, para beneficiar a população tocantinense. Todos os cursos foram produzidos pelo IPDE- Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação, que também será a instituição responsável em avaliar, certificar os alunos e aperfeiçoaro programa.

O projeto será implementado utilizando como ferramenta os telecentros montados nos Centros da Juventude de mais de 100 municípios do Estado. O número de vagas é ilimitado e para participar o jovem deve cadastrar-se na unidade de sua cidade. Depois de cadastrados os jovens receberão um cartão de usuário que será utilizado para controlar a freqüência e o acesso dos interessados.

Nessa primeira etapa, os eixos de formação serão voltados para a área da informática, de cidadania, ética e empreendedorismo. Serão cursos de Internet básica, Cidadania e Direitos Humanos, Editores de Texto, Planilhas Eletrônicas e Auxiliar Administrativo. Além do conteúdo didático na internet, os beneficiários receberão apostilas impressas. Posteriormente, são oferecidos novos cursos de maior complexidade. Essa é a maior plataforma de educação virtual gratuita do Brasil.
A Escola da Juventude une-se a um grupo de projetos que visa facilitar o ingresso dos jovens no mercado de trabalho. Ela faz parte de um segmento educacional que já beneficia mais de 800 mil pessoas o Brasil, chamado de EaD- Educação á Distância.

A Sejuv já realizou outras experiências usando as técnicas de EaA. No ano passado cerca de 8 mil pessoas foram beneficiadas com os cursos do Jovem Profissional. Esse programa era desenvolvido de duas formas: via computador ou tele presencial. Uma experiência que deu certo e foi aperfeiçoada.

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS