Feira Literária Internacional do Tocantins

Veja como foi a regional Dianópolis da Flit 2012


Mais de 20 mil pessoas participaram da FLIT – Feira Literária do Tocantins, edição regional de Dianópolis, realizada nos dias 19, 20 e 21 de abril, com atividades diversas como palestras, oficinas da formação continuada, projetos do Cozinha Brasil do Sesi, iniciativas de inclusão social, apresentações do Festa – Festival de Artes das Escolas do Tocantins, shows com cordelistas, sanfoneiros, bandas da região e com o cantor Geraldo Azevedo.

O evento também teve intervenção interativa com o público com os palhaços Batatinha Frita e Cocada, com a boneca Maria Papelote e com a Cia Aleathorium de Teatro e Circo.

As donas de casa Ivani Nunes da Silva e Maria Anita Lopes Carvalho participaram da FLIT – Feira Literária do Tocantins observando as atividades na Praça Ana Valente. Elas destacaram que foi um momento de encontro com os amigos e ressaltaram a segurança de ficar na praça com tranqüilidade, apreciando as atrações da FLIT.

Caipiras do Borocoxó
O grupo de quadrilha Caipiras do Borocoxó, de Palmas, fez sucesso na FLIT de Dianópolis. Os dançarinos apresentaram o xote e o baião de Luiz Gonzaga, temática que o grupo usou na competição de quadrilhas da capital no ano de 2011, em homenagem aos 100 anos do Rei do Baião. O Borocoxó agradou pelo encanto dos passos, pela elegância dos figurinos e pela alegria ao dançar.

Projeto Memória
Nas edições regionais da FLIT, o público poderá conferir a exposição do Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil e da Sociedade de Amigos do Museu do Índio, que desta vez está homenageando Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon, um defensor dos indígenas brasileiros.

Marechal Rondon foi responsável pela instituição do Dia do Índio, por uma nova relação entre o Estado e as comunidades indígenas e esteve à frente da implantação das linhas telegráficas no Brasil. Foi conhecido por ser um pacifista e por sua célebre frase “Morrer se preciso for, matar, nunca!”.

A exposição consta de painéis temáticos e mapas. Os coordenadores do projeto produziram também um livro fotobiográfico e um videodocumentário que estão sendo distribuídos para cerca de 6 mil bibliotecas de todo o País.

Próximas edições
As próximas edições da Flit regional ocorrem em Gurupi (26 a 28 de abril), Porto Nacional (03 a 05 de maio), Paraíso (10 a 12 de maio), Miracema (17 a 19 de maio), Guaraí (24 a 26 de maio), Pedro Afonso (31 de maio a 02 de junho), Colinas (07 a 09 de junho), Tocantinópolis (14 a 16 de junho), Araguaína (21 a 23 de junho) e Araguatins (28 a 30 de junho), encerrando em Palmas (06 a 15 de julho), com a Feira Literária Internacional do Tocantins. ( Com informações da Seduc-TO)

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS