Nacional

Concurseiro expõe a realidade dos certames


Certames sempre trazem dois ou até três lados de uma história. A informação oficial, composta por editais e normas publicadas, o lado interessado em direto, o candidato, e muitas vezes a terceira pessoa, composta pelos interesses da gestão.

O Vitrine sempre pauta as informações oficiais e desta vez abriu espaço para o principal interessado expor sua posição, o candidato.

Acompanhe o relato de um concurseiro:

"Não existe formula secreta para passar em concurso, o que serve para um pode não servir para o outro, viver somente para estudar é complicado.

O estudo ao mesmo tempo em que demanda tempo, disciplina, demanda investimentos, fora o quanto é chato depois de adulto ainda depender dos pais para bancar suas necessidades, então a saída e a realidade de muita gente é estudar e trabalhar.

Desde que me formei vi que minha vontade era atuar na área de fisioterapia hospitalar, ainda na faculdade não me identifiquei com a área de estética, como em Palmas e até mesmo no Tocantins os hospitais e clinicas particulares não oferecem muitas oportunidades, o caminho foi partir para os concursos.

Venho de uma jornada de concursos que começou ainda em 2010, ao longo desse tempo já fiz diversas provas, algumas fui bem, outras nem tanto, algumas vezes o problema foi a falta de estudos, a falta de concentração e outros, mas o pior fato é quando o problema é a falta de seriedade e organização das bancas, isso não é desculpa minha, os fatos estão acontecendo e muita gente já passou pelo que venho passando.

Vou relatar abaixo alguns fatos que já ocorreram.
Já fiz prova em escola infantil onde as cadeiras e mesas eram tão pequenas que com uma hora de prova já estava com as pernas e costas doloridas em razão da falta de conforto. O colégio estava também sem água, nas janelas não havia cortinas e para piorar e completar nem ventilador tinha. Quando o gabarito saiu tive a surpresa de ver que as 15 primeiras questões tinham como resposta as alternativas da Letra ‘’A’’, no mínimo estranho, mas assim séria fácil decorar o gabarito dessa forma, Né?! Depois disso fui pesquisar e vi que esse mesmo concurso já havia sido cancelado porque os aprovados anteriormente eram pessoas ligadas à banca e ao prefeito da cidade na época.

Continuei a jornada, me inscrevi em outro, continuei os estudos, quando me deparo com um concurso suspenso porque o prefeito não havia colocado no planejamento e consequentemente faltou orçamento. Quando pensei que já tinha visto de tudo me deparo com outro concurso suspenso em razão da prefeita e dos secretários da cidade estarem inscritos no concurso. Este está parado até hoje. Quando esse tipo de coisa acontece a banca geralmente tira o site do ar, talvez para suprimir provas sobre o assunto.

Passado um tempo surge mais um concurso. Agora vai. Me desloco até a cidade e faço a prova. Percebi que havia feito uma boa prova, quando começaram os burburinhos que as mesmas questões aplicadas no período da manhã estavam na prova do período vespertino, fiquei nervosa, os boatos começaram a ficar cada vez mais fortes, mas saiu o gabarito, corri e vi que tinha errado apenas 3 questões e dessas ainda tinha certeza que caberia recursos, preparei os meus e enviei, quando logo depois fico sabendo que em decorrência da repetição das questões, falta de detector de metais e outros erros , a prova seria cancelada.

Não acho justo que os concursos sejam bagunçados, não culpo quem apontou as falhas, mas sim quem as cometeu, quem se submete a fazer concursos dedica a vida, o tempo e o dinheiro para isso. E é muito frustrante quando você passa por coisas desse tipo.

Fiz a prova novamente e não fui tão bem como da primeira vez, já estava desestabilizada emocionalmente e também estava diante de outro concurso que fiz logo em seguida. Estou classificada nos dois e aguardando ser nomeada.
Agora já no ano de 2013 surgiram mais dois concursos, antes de me inscrever sempre leio o edital p/ saber dos detalhes, neste caso, ambos vão ocorrer na mesma data, então precisei escolher qual deles faria, escolhi o que está sendo feito pela primeira vez já que o outro já havia sido cancelado e ainda tinha o salário menor e carga horária quase igual ao outro.

Me inscrevi e fiquei no aguardo da homologação das inscrições. Chegou o dia da divulgação e nada, passei o dia apertando f5 e nada, a noite o site saiu do ar, pensei que logo pela manhã já estaria publicado, mas até agora nada, já me sinto nervosa, com medo, será que o cronograma não vai ser seguido?? Será que as provas vão ser adiadas?? Será que algo errado aconteceu? A concentração p/ estudar sumiu, mesmo este concurso não sendo o que estou de fato focada acabo ficando ansiosa. E a espera continua.

Pela manhã li que o concurso que seria na mesma data desse que já citei teve as inscrições prorrogadas e a data das provas modificada, tudo indica que quanto mais inscritos melhor, pois dinheiro nunca é demais.

Não quero e não pretendo mudar do meu estado, estou apenas relatando que além de estudar é preciso aprender a passar por essas situações e tentar seguir o caminho.
A Defensoria e o Ministério Público parece que resolvem tudo por meio de TAC e enquanto isso for acontecendo as bancas vão agindo da mesma maneira."

 

 

Leia sobre: CandidatosConcursosDesabafo
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS