Prefeitura de Palmas-TO

Descentralização do Centro de Criatividades da Fundação Cultural


Em coletiva à imprensa, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, falou da descentralização do Centro de Criatividades da Fundação Cultural e demais mudanças que estão sendo realizadas no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. O presidente da Fundação, Luiz Teixeira, falou da falta de público parara as atividades oferecidas.

Segundo o presidente, no Espaço Cultural tem capacidade para atender até 800 alunos, porém, apenas cerca de 380 estavam frequentado os cursos oferecidos. Entre as dificuldades está a localização.

“Devido às atividades acontecerem no Espaço Cultural que fica na região central da cidade as pessoas nem sempre tinham como participar dos cursos, isso fez com que a evasão acontecesse”, afirmou Teixeira.

Já o prefeito Carlos Amastha destacou o quantitativo de atendimentos. “Agora vamos atender mais de 1.400 pessoas”, destacou Amastha.

Na ocasião, o prefeito Carlos Amastha anunciou que um convênio será firmado com a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) para desenterdição rápida do espaço. “A Fieto veio solicitar o espaço para um grande evento que vai acontecer em outubro, então, vamos firmar o convênio para ela executar toda obra para desinterdição imediata”, explicou Carlos Amastha.

Centro de Criatividade descentralizado
Foi apresentada a transferência dos cursos e oficinas de iniciação para as regiões Norte e Sul da cidade, até então realizados somente no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

A FCP já firmou parcerias com o Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco em Taquaralto, na Região Sul, e com o Ponto de Cultura Arte Fato, na Quadra 307 Norte. Além dos professores que já atuam no Espaço Cultural, outros profissionais estão sendo contratados, nas duas regiões, para alcançar o maior número de beneficiários, oferecendo acesso à cultura.

No Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco serão oferecidas 804 vagas, em cursos nas áreas de música, nas modalidades violão, teclado, bateria, saxofone, canto e piano; artes cênicas, nas modalidades teatro, arte circense e dança; artes visuais, nas modalidades desenho e pintura aquarelada. O período de inscrições é de 17 a 30 de junho e as aulas são voltadas à maiores de sete anos.

Arte Fato
O prefeito falou também do Ponto de Cultura Arte-Fato, que iniciou o Projeto Arte-Fato Centro de Criatividade. As inscrições encerraram no último dia 27 de maio. Foram oferecidas 628 vagas, para cursos livres de iniciação às artes, nas modalidades de contrabaixo, dança popular, hip-hop, percussão, violão, teclado, teatro, dança de rua e popular.

TWITTER