Tecnologia

Araguaína-TO recebe Kits multimídia do Governo do Tocantins

Desde esta última segunda-feira, 13, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) realiza a entrega de kits multimídia nas escolas da rede estadual de ensino de Araguaína. No total, nesta primeira ação de entrega, 184 projetores interativos serão disponibilizados a 35 escolas do município. No total, 2000 mil modernos projetores com computadores acoplados que permitem o acesso à internet serão distribuídos em todo o Estado.

De acordo com o superintendente de informação e tecnologia da Seduc, Joneidson Marinho Lustosa, os equipamentos trarão grande melhoria na qualidade do ensino-aprendizado das escolas. “A partir da instrumentalização adequada dos nossos educadores, nós vamos conseguir dinamizar os trabalhos e aprimorar os planejamentos. Este equipamento é moderno, sem cabos e que permite acesso à internet; desta maneira, as aulas se tornarão mais atraentes para os alunos. A tendência é que a implementação deste tipo de ação somente aumente e que estas e outras tecnologias cheguem cada vez mais às salas de aula”, aponta Joneidson Lustosa.



Governo prestigiando os educadores
Diretor regional de ensino de Araguaína, Jorge Luiz Medeiros da Cunha afirma que os equipamentos são um reforço pedagógico e elogia a postura do Governo em relação à atenção que dá à Educação tocantinense. “Estes kits multimídia dão suporte aos educadores, servindo como recursos pedagógicos e didáticos que dinamizam as atividades e as tornam mais criativas e atraentes. O apoio que o Governo do Estado dá aos servidores da Educação, isto por meio da Seduc, é muito gratificante; é muito bom sabe que podemos contar com o cuidado do governador Siqueira Campos e do secretário (estadual da Educação) Danilo (de Melo Souza)”, ressalta Jorge da Cunha, destacando, ainda, a entrega simultânea dos kits do professor, compostos por uma Agenda 2012, um estojo, uma caneta, um squeeze e uma bolsa na qual o educador poderá carregar todos estes itens.

Educando e inovando
Para a professora de Língua Portuguesa do Centro de Ensino Médio (CEM) Castelo Branco Cláudia Regina Martins Silva, se os educadores não e ativerem à necessidade de se adaptarem às novas práticas, eles correm o risco de não conseguirem a atenção dos alunos atualmente. “As práticas educacionais se transformam com o passar do tempo, e elas estão sujeitas a avanços pedagógicos. Estes kits são um exemplo disto, de como estes transformações podem ser benéficas e nos aprimorar, pois, com o projetor, em minhas aulas, eu poso promover leituras textuais, trocas interpretativas ou até mesmo pegar da internet exemplos de atividades do Enem ou do Salto (Sistema de Avaliação do Tocantins). Não temos que nos assustar com as tecnologias; temos é que enxergá-las como ferramentas que dinamizam o nosso trabalho. Hoje em dia, precisamos inovar, e assim manter os alunos curiosos e atentos às aulas”, explica a professora.

Luiza Magalhães, aluna do 7º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Guilherme Dourado também acredita que a Educação deve se adequar aos alunos de hoje. “Minha geração é acostumada a estar sempre próxima a máquinas tecnológicas, computadores. Por isto, ter este tipo de ferramenta nas salas ajuda a nos fazer prestar mais atenção, a ter mais interesse nos conteúdos. Além disto, o projetor vai fazer com que seja mais fácil para o professor explicar e para nós aprendermos; igual a uma aula de geografia, onde vamos poder ver mapas e tudo mais. Não ficaremos só nos livros, vai ser mais divertido e interessante agora”, pontua a estudante de 11 anos.

Aprimoramento do corpo docente
Satisfeito com os oito kits recebidos para atender às demandas do CEM Paulo Freire, o diretor da unidade, Joaquim Rodrigues Alves Neto Nunes, garante que os benefícios não se limitam à instrumentalização, mas, também, ao próprio aprimoramento ao qual os professores terão de passar para utilizar os equipamentos. “Nós temos um aparelho de projeção aqui, mas estes novos são bem mais modernos, juntando projetor, computador, internet. Por isto, todos vamos ter que nos aprimorar, estudar as melhores formas de utilizarmos estes equipamentos que estamos recebendo. Sem dúvida nenhuma, nós vamos até contar com o apoio dos nossos alunos, que são mais íntimos de máquinas assim e vão poder fazer as vezes de professores para a gente, nos ensinando os ‘macetes’ para usarmos os kits de todas as maneiras possíveis”, brinca o diretor Joaquim Nunes. (Ascom Seduc / Marcus Mesquita )

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