Esportes

Aluno do Colégio Estadual São José vence 3° Mundial de Artes Marciais

Aos 14 anos, Takashi Mendes da Silva já acumula muitas vitórias em competições nacionais de artes marciais. Desta vez, ele trouxe para casa as medalhas de 2° lugar no Kata e 3º no Kumite, nas categoria 13 a 14 anos de faixa verde a preta. Os prêmios foram conquistados durante o 3º Mundial de Artes Marciais, realizado entre os dias 9 e 14 de agosto em Anápolis – GO.

O adolescente cursa o 9º ano do Ensino Fundamental no Colégio Estadual São José, em Palmas e luta karatê desde os dois anos de idade. Para ele, o mais importante é participar de competições. “Ser vencedor é muito bom, mas só de participar com tantos atletas até de outros países é muito gratificante”, fala empolgado. Segundo Takashi, além de exercitar o corpo, a prática do karatê tem auxiliado também em sala de aula e nos estudos em casa. “O karatê ajuda na concentração e também na disciplina. A gente fica mais consciente de que o estudo é importante”, explica.

Ele já foi 8 vezes campeão brasileiro, e conta que a pesar de estar preparado para competições de alto nível ainda encontra dificuldades para conseguir patrocínio. “Agradeço a todos que me ajudaram porque não é fácil conseguir patrocinador e aí fica difícil competir”, diz. O atleta teve os custos do campeonato pagos com a ajuda de amigos e contribuições de membros e servidores do Conselho Estadual de Educação.

Além de atletas do Brasil, o evento patrocinado pelas federações de Karatê do Estado de Goiás e Mundial de Tong II Moo Do, teve a participação de atletas de vários países como: Quênia, Irã, Estados Unidos, Argentina, Paraguai, Peru, Japão, Etiópia, Índia, Alemanha, Rússia, e Coréias do Norte e do Sul.

Ao todo, os atletas tocantinenses que participaram do 3° Mundial de Artes Marciais, trouxeram 24 medalhas para o estado.

Fonte: Seduc-TO
 

 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS