Tecnologia

Faculdade Católica do Tocantins realiza debate sobre Mídias Sociais

O curso de Sistemas de Informação da Faculdade Católica do Tocantins realizou dentro da programação da Semana Acadêmica e VI Encontro de Ética, Ciência e Religião, um debate sobre Mídias Sociais.

Mídias Sociais fazem parte hoje da vida de milhares de pessoas, interagindo, promovendo e sendo fonte de revoluções tanto culturais, econômicas e até mesmo politicas.

O evento contou com a participação de convidados especiais em áreas diferentes de inserção das mídias sociais. Artistas, comunicação e profissionais de mídias.

Para falar sobre como a temática influencia a classe artística foi convidado o empresário e guitarrista da banda Balagandaya, Neuzin Neto. Para ele, o artista não tem como se imaginas fora de mídias sociais por fatores determinantes de divulgação e de feedback de seu trabalho. O fã é o principal foco do artista e as mídias conseguem aproximar e desmistificar esse abismo que existia antes entre artistas e fãs. Twitter, Facebook, Youtube e demais ferramentas possibilitam que a dinâmica aconteça de uma forma positiva tanto ao artista quanto também ao fã.

O analista de mídias sociais Jeverson Lima convidado para falar sobre a importância de se profissionalizar e saber trabalhar com estes recursos, salientou bem a abrangência que o assunto tem tomado nos acontecimentos recentes. Empresas têm mudado suas politicas de interação a partir destes fatos. O empresário percebe que ficar fora das mudanças não é bom. Jeverson frisou que Mídias sociais não é moda, é tendência e que dificilmente irá passar, pelo contrário, cada vez mais há de se criar novas interações e complementações.

Para a comunicação o fato é essencial, diz o diretor do Portal Vitrine, Leonardo Maximiano. Não há hoje como um veículo de comunicação dizer que não acredita no poder das redes sociais. Não que no passado não houvesse tragédias ou revoluções, mas hoje a velocidade dos fatos não aceita mais que tudo não seja instantâneo. Mas há de se cuidar com as informações levantadas, nem tudo que reluz é ouro. As fontes oficiais ainda são um elemento de filtro para muitas das informações que correm as redes e mídias sociais. Toda ferramenta, recurso ou funcionalidade deve ter um objetivo, isto é essencial em mídias sociais também. É necessário ter um meio sério e um objetivo válido, isto foi o que vimos no Egito, diz Leonardo. Uso consequente e definido das mídias sociais.

O debate aconteceu com a participação de alunos do curso de Sistemas da Católica do Tocantins e surpreendeu os convidados pelo interesse da turma, que fizeram diversas perguntas e colocavam suas opiniões sobre o assunto.

A organização merece os parabéns pela iniciativa e que o assunto não pare por agora. Mídias e redes sociais irão nos acompanhar por muito tempo ainda, por isso devemos entende-las bem.
 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS