Tecnologia

Amália Santana acompanha discussões sobre Ciência e Tecnologia

 

A programação do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece hoje e amanhã em Palmas traz palestras e discussões  no auditório do Hotel Pousada dos Girassóis II. A deputada Estadual Amália Santana (PT) participa das palestras sobre os avanços da ciência e tecnologia no país.

Pela manhã Amália Santana também participou da abertura do Fórum no palácio Araguaia, que contou com a presença do companheiro de partido e ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, do governador Siqueira Campos e várias outras autoridades.

Durante a abertura o governador aproveitou para sancionar a Lei nº 71, que institui a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins – Fapt, uma luta antiga da comunidade científica do Estado e que teve o apoio da deputada Amália Santana (PT). No mês de fevereiro ela apresentou requerimento pedindo ao governo a instituição da Fundação e na Assembleia a deputada ainda foi relatora do projeto de lei enviado pelo governo, garantindo a aprovação unanime da proposta. “Sabemos da importância da ciência para os avanços no país e no nosso Estado e o Tocantins era um dos únicos a não possuir uma Fundação de Apoio à Pesquisa”, disse Amália. A Fundação irá apoiar iniciativas em diferentes áreas do conhecimento, oferecendo bolsas de pesquisa de mestrado e doutorado, ajudando ainda a promover o desenvolvimento sustentável do Estado.

Ainda pela manhã o ministro Mercadante, anunciou um programa que levará internet em banda larga gratuita a aproximadamente 500 mil tocantinenses, nas cidades de Palmas, Araguaína, Gurupi Porto Nacional, Miracema, Tocantinópolis e Arraias. Em uma apresentação o ministro ainda mostrou em números a importância de se investir em ciência, tecnologia e inovação, para ele se a pesquisa cresce no Brasil o país também se desenvolve economicamente. “Hoje o Brasil é a sétima economia do mundo e se quisermos ser uma grande potência temos que investir em ciência e tecnologia”, disse o ministro.

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS