Tecnologia

Telinha de Cinema inicia aulas em Goiânia

Projeto realizado pela ONG Casa da Árvore Projetos Sociais, em parceria com a Vivo, Petrobras e UEG, ensina 40 jovens da rede pública de ensino a produzirem vídeos e conteúdos multimídias pelo celular. 

Começam hoje, 28 de fevereiro, as aulas do Telinha de Cinema em Goiânia, projeto realizado pela ONG Casa da Árvore Projetos Sociais, em parceria com a Vivo, Petrobras e UEG . Quarenta jovens com idade entre 15 a 17 anos, alunos da rede pública de ensino, fazem parte das duas primeiras turmas do projeto no Estado de Goiás, que irá ensinar a produzir vídeos e conteúdos multimídias pelo celular, como podcast e streaming. A ação faz parte da estratégia da instituição para estimular a apropriação pedagógica de artes digitais na rede pública de ensino da capital goiana. 

A partir desta semana, eles terão aulas três vezes por semana, de Roteiro, Produção e Edição, na Unidade Universitária Laranjeiras (UEG). O curso contará com 180 horas aula e será ministrado por profissionais selecionados pelo projeto e estagiários do curso de Comunicação Social, habilitação em Audiovisual da UEG. 

O projeto Telinha de Cinema tem como meta estimular o uso de processos criativos e de produção artísticas como mediação para processos de aprendizagem, dentro e fora da escola. Além de apostar na formação dos jovens como agentes de transformação do ambiente escolar, a iniciativa prevê ações que vão desde atividades acadêmicas que estimulem a pesquisa e a extensão universitária dedicada, à convergência entre a educação e a arte digital, formação técnica de professores e a ampliação das experiências artísticas através do circuito de residências. 

O projeto também irá promover ações de estímulo ao empreendedorismo juvenil e ao desenvolvimento de negócios criativos. Para isso, as entidades envolvidas vão garantir a ampliação da experiência vocacional aos alunos, podendo financiar micro empreendimentos que visem geração de renda a partir de negócios criativos. 

Histórico- O Telinha de Cinema é realizado em Palmas (TO) desde 2007, fruto de uma parceria da ONG Casa da Árvore Projetos Sociais com a Vivo. O projeto consiste na capacitação de jovens estudantes da rede pública de ensino na produção de vídeo e outros conteúdos multimídias a partir do uso de telefones celulares. A iniciativa já beneficiou mais de 200 jovens e muitas produções dos alunos já foram premiadas ou selecionadas para mostras e festivais em todo o país, como o 21º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, 2º Festival de Filmes Curtíssimos (DF e RJ), Festival Audiovisual Visões Periféricas (RJ), Chico- Festival de Vídeo de Palmas, 1º. Fest Cine Maracanaú (CE) e 32° Festival Guarnicê de Cinema (MA). 

Os excelentes resultados apresentados pelo Telinha de Cinema em Palmas também possibilitaram a criação de novos projetos como o Telinha na Escola, realizado em Porto Velho (RO) desde 2009, em parceria com a Vivo e a Secretaria de Estado de Educação, e em Recife (PE), em parceria com a Vivo e a Prefeitura Municipal de Recife. O Telinha na Escola também deu origem ao Circuito Telinha na Escola (itinerante). Nos dois projetos, a ONG trabalha a temática do uso de novas tecnologias em sala de aula e a sua apropriação pelos educadores. O circuito, por exemplo, já foi realizado em Goiânia no ano de 2010, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de Goiás, e este ano, na cidade de Morrinhos.  

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS