Tecnologia

Acontece o 2º Seminário A Sociedade em Rede e a Educação

O 2º Seminário A Sociedade em Rede e a Educação, promovido pelo Instituto Vivo, será realizado em São Paulo entre os dias 14 a 16 de setembro. A iniciativa tem o propósito de discutir alternativas de aprendizagem em rede, usando a tecnologia como ferramenta. Participarão do seminário - presencialmente ou virtualmente – professores, pedagogos, psicólogos, alunos, pais e pessoas com interesse comum de propagar uma educação mais eficaz.

A iniciativa também poderá ser acompanhada pela internet, em www.cdclip.com.br/vivoeduca ou www.lilu.tv/vivoeduca.

A programação do seminário foi construída virtualmente e coletivamente pelos mais de 2,5 mil usuários da Rede Vivo de Educação, na plataforma Ning, cujo link é http://vivoeduca.ning.com.

Dentre os temas escolhidos estão "conectivismo: uma nova teoria de aprendizagem em rede", com a participação de George Siemens, Stephen Downes, Carolina Rossini e Diego Leal, "Comunidades de Aprendizagem em Rede (Community schooling)" com Jay Cross e Paul Pangaro, e "Experiências globais de aprendizagem em rede", com a contribuição da indiana Sanghamitra Iyengar, do sulafricano, Wiseman Jack e do brasileiro Reinaldo Pamponet.

Simultaneamente à programação realizada em São Paulo, participantes da Rede Vivo de Educação criaram arenas de discussão em várias localidades do país, que irão realizar localmente discussões sobre temas que julguem relevantes e necessários em cada região. Em Palmas, o Espaço Telinha (Aureny I, Av. Teresina, nº 6) estará aberto a partir das 19h, para receber educadores, universitários e artistas que tenham interessem em compartilhar as suas experiências em educação, mediadas pela arte e a tecnologia.

Sobre o Instituto Vivo- Desde sua criação, em julho de 2004, o Instituto Vivo tem investido em projetos de educação e geração de oportunidades de trabalho e renda para jovens com e sem deficiência visual em todo o país. Hoje, alinhado a missão da Vivo – criar condições para que o maior número de pessoas possa se conectar, a qualquer momento e em qualquer lugar, possibilitando viver de forma mais humana, segura, inteligente e divertida –, o Instituto Vivo conecta pessoas e desenvolve redes por meio de quatro programas:

Rede Vivo Educação: conecta pessoas que pensam sobre uma nova educação na sociedade em rede e a contribuição das tecnologias móveis para esses novos processos educativos.

Rede Vivo de Inclusão Social: apoia e desenvolve projetos de inclusão social e educacional de jovens com e sem deficiência, como por exemplo Adote e Conecte, que mobiliza diversas áreas da Vivo para que adotem ou criem projetos sociais conectando colaboradores e parceiros.

Rede Vivo de Voluntariado: conecta colaboradores Vivo e parceiros para desenvolver ações voluntárias.

Rede Vivo de Gestão Social: desenvolve projetos nacionais relacionados a políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente e promove redes de parcerias e capacitação entre ONGs, Conselhos Tutelares e Conselhos de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes.

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS