Tecnologia

MPE Data ampliará acesso ao mundo dos pequenos negócios


Brasília - O Sebrae lança, às 11 horas de amanhã (31), no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília, o MPE Data, um site com informações sobre o mundo dos micro e pequenos negócios, e a terceira edição impressa do Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa, com números de 2008 e 2009. O anuário foi produzido pelo Sebrae em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Participam do lançamento o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, e os diretores Técnico e de Administração e Finanças da instituição, respectivamente Carlos Alberto dos Santos e José Cláudio dos Santos. Também estará presente o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz.

O MPE Data é uma ferramenta virtual do Sebrae que consolida e reúne num único local os principais dados, estatísticas e estudos oficiais sobre os micro e pequenos negócios. Ele inclui informações que estão no banco de dados do Sebrae e outras que estavam fragmentadas e dispersas em diversões órgãos.

O objetivo é tornar fácil e ágil o acesso a essas informações pelos empreendedores e por todos os que utilizam esses dados, como formuladores de políticas públicas, gestores públicos e pesquisadores. “Isso possibilita ampliar conhecimentos e oportunidades para os micro e pequenos negócios”, explica o gerente de Gestão Estratégica do Sebrae, Francisco Cesarino.

A ferramenta permite o acesso a cerca de 2,5 mil informações diretas de aproximadamente 10 diferentes fontes de informações. Também é possível acessar bases de dados mais detalhados como estudos e estatísticas a respeito desses negócios.

O MPE Data informará desde o número de micro e pequenas empresas no País, aonde estão e em que setores mais atuam, até quantos são e qual é o perfil dos seus empregados, quantas exportam, qual a taxa de sobrevivência, quantas estão no Simples Nacional e quantas participam das compras governamentais, além do número de empreendedores individuais.

O site reúne informações de órgãos como o MDIC, Receita Federal do Brasil, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministérios do Planejamento e do Trabalho e Emprego, Dieese e a Fundação Seade. Há também informações do próprio ambiente do Sebrae, como os números relativos à regulamentação, nos municípios, da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06).

Alguns dos principais números do Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa também estarão disponíveis no MPE Data a partir amanhã, com dados de 2008 e 2009 abrangendo desde o número de negócios formais até o perfil de empregadores e empregados nesses estabelecimentos e respectivos rendimentos.

Ferramenta acessível

A partir do seu lançamento o MPE Data poderá ser acessado no site  www.mpedata.com.br . É uma ferramenta fácil de usar. A imagem central é o mapa do Brasil. “Para obter detalhes sobre determinado estado é só clicar sobre sua imagem para abrir um resumo dos indicadores daquela Unidade Federativa”, exemplifica o analista de gestão estratégica do Sebrae, Leonardo Mattar.

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS