Site facilita comunicação entre professores do Tocantins

Em matéria produzida por Sarah Fernandes do aprendiz.uol, o Tocantins se destaca na comunicação entre os profissionais de educação da rede estadual.

Um projeto de mestrado da Universidade Nacional de Educação a Distância, da Espanha, deu origem a um portal da Secretaria de Educação de Tocantins que reúne aulas planejadas, curtas-metragens e tutoriais sobre Internet para professores e alunos. A ideia é facilitar a comunicação entre os profissionais de educação da rede estadual.

A Rede Colaborativa de Aprendizagem, como o projeto é chamado, nasceu em 2009 para reunir blogs de professores. Em seu primeiro ano obteve 950 acessos. Com um aprimoramento, o site passou a receber vídeos, links para portais de educação, aulas planejadas, bibliografia sobre uso pedagógico de tecnologia e avaliações coletivas de trabalhos realizados. O número de acessos subiu para 10 mil.

“Da capital, Palmas, até o extremo do estado são cerca de 600 quilômetros. Os professores desses municípios não se comunicavam e não tinham como trocar experiências”, conta a autora da tese que deu origem ao projeto, Rosita Felix, que é técnica pedagógica das tecnologias da Secretaria de Educação de Tocantins. O projeto foi um dos selecionados no Prêmio Microsoft de Educadores Inovadores, divulgado nesta quarta-feira (4/8).

Os responsáveis pelo site colaborativo são os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs), que devem oferecer cursos de tecnologia para professores, além de formar multiplicadores para ajudar os outros docentes a usar a ferramenta. “Conseguimos melhorar a comunicação entre os núcleos e registrar as produções”, conta Rosita.

O próximo passo é incentivar os alunos a utilizarem a ferramenta, podendo postar vídeos, textos e comentar o que acharam das aulas e das atividades. Para isso eles estão participando de oficinas de vídeo e de informática.

O projeto ficou em 3º lugar no Prêmio Educadores Inovadores 2010. Confira aqui.

 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS