Especiais

726 escolas tocantinenses escritas na Olimpíada de Língua Portuguesa

 

Josélia Lima / Seduc
Foto: Lucas Nascimento

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma competição entre escolas de todo o Brasil e que é realizada durante todo o ano, com oficinas e produção dos textos que vão disputar as premiações que variam de medalhas, cupons para retiradas de livros, tablets, computadores e impressoras para alunos, professores e escolas. No Tocantins estão inscritas 726 escolas, com 1.698 professores participantes e 2.773 propostas de trabalhos nas categorias poemas, crônicas, memórias literárias e artigos de opinião coma temática “O Lugar onde vivo”.

 

As inscrições para a 4ª edição da Olimpíada terminaram no dia 15 de maio. A Escola Estadual Novo Horizonte, localizada em Palmas, está participando com duas crônicas, quatro poemas e três memórias literárias. Na unidade escolar, as professoras Ivania Maria Ribeiro Gomes e Maria Aparecida Júlia da Silva estão trabalhando com os alunos os poemas e memórias literárias. “Estamos incentivando os alunos a lerem as biografias dos escritores, a pesquisarem a vida de suas famílias e já estamos começando a produzir os primeiros textos”, contou a professora Maria Aparecida Júlia.

No Centro de Ensino Médio Castro Alves, também na capital, a professora Elenice Maria de Santana, está participando com artigos de opinião. No momento, os alunos estão pesquisando sobre o tema e entrevistando pais e avós, para conhecerem suas histórias. “Estamos discutindo em sala de aula os diversos gêneros literários, suas características, principalmente, a dissertação argumentativa, e também estamos priorizando as tarefas relacionadas às provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)”, explicou.

Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um programa de formação de professores realizado pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social. Cada professor inscrito participou de oficinas nas escolas, e os trabalhos inscritos passarão por cinco seleções: local, municipal, estadual, regional e nacional. Os autores dos 500 textos semifinalistas e os respectivos professores participarão de encontros por categoria, realizados pela Comissão Organizadora e estes alunos e professores receberão medalhas e cupons para a retirada de livros na livraria montada no local do encontro regional.

No Brasil, estão participando da Olimpíada 5.014 escolas e foram registrados 170.266 inscrições de professores de 46.902, conforme dados divulgados pela Comissão Organizadora no site www.escrevendoofuturo.org.br. Na etapa nacional, serão premiados 20 trabalhos, sendo que: os professores e alunos finalistas receberão medalhas, notebooks e impressoras. As escolas receberão 10 microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros.

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS