Pós-Graduação em Gerontologia na UFT


OBJETIVO GERAL
Preparar recursos humanos para a sociedade e instituições com vistas na educação e ao atendimento do envelhecimento e da velhice na conquista de sua cidadania, saúde e de sua inserção social.

JUSTIFICATIVA
A elevação da longevidade humana do Brasil (IBGE 2011), revelada pela expectativa de vida (que chega a média há 73,48 anos no Estado do Tocantins) e a informação de que seremos o sexto país do mundo em número de idosos com mais de 65 anos em 2025, origina o interesse da Universidade Federal do Tocantins, celeiro de pesquisas e perspectivas de futuro, em oferecer melhor qualidade de vida, melhoria nas questões sócio-educativas e nas questões geriátricas.

O curso em proposição, pretende qualificar recursos humanos das instituições responsáveis pelas políticas sociais públicas particulares a produzir efeitos institucionais, culturais e tecnológicos para dar contas das ações preventivas e curativas em todo o ciclo de vida, particularmente, em todas as idades da velhice.

A Universidade Federal pode contribuir decididamente, pesquisando e refletindo solidariamente com outras instituições sobre as emergência  gerontogeriátricas que afloram em diversos setores da comunidade. No momento as escolas, os setores de saúde, as empresas, as famílias e os municípios se envolvem neste novo quadro de tensões sociais.

PÚBLICO-ALVO
Profissionais da área de Pedagogia, Assistência Social, Educação Física, Enfermagem, Medicina, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Normal Superior, Odontologia, Direito, Comunicação Social, História, Geografia, Biologia, Turismo, Economia e Administração.

LINHAS DE PESQUISA
Linha 1: Aspectos Físicos e Biológicos relacionados ao Envelhecimento
Linha 2: Aspectos Psico-socioculturais do Envelhecimento

Leia sobre: GerontologiaPós-GraduaçãoUFT
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS