Especiais

Belo Horizonte recebe a 5ª edição do projeto O Brasil no Tocantins



A 5ª edição do projeto O Brasil no Tocantins, que vem percorrendo os principais Estados brasileiros em busca de novos investidores, chegou à Capital mineira nesta sexta-feira, 01. Na sede da Fiemg – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, o secretário da Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Tocantins, Paulo Massuia, e equipe de técnicos receberam cerca de 50 empresários.

O projeto, que tem como foco atrair investidores interessados em expandir seus negócios, encontrou em Minas Gerais um público que busca novas oportunidades para expandir as atividades para região norte do País.

A localização estratégica, a logística e o clima chamaram a atenção do gerente de negócios da empresa Tecnometal, do ramo de equipamentos de manuseio e energia fotovoltáica. “Já conheço o Tocantins e sempre vi grandes oportunidades de negócios na região, principalmente agora, com a Ferrovia Norte-Sul em funcionamento. A empresa deseja expandir as atividades e nessa reunião, hoje, pode comprovar a viabilidade do negócio”, destacou o gerente, que deseja estreitar a negociação com o Governo do Estado.

O secretário Paulo Massuia apresentou, durante sua palestra, dados relativos aos setores que se destacam na economia tocantinense e os pontos fortes para investimento das empresas no Estado. Os incentivos fiscais oferecidos pelo Governo e as possibilidades de financiamentos com taxas reais de juros negativas, além da localização geográfica.

“Esse projeto busca atrair investidores para o Tocantins e conseguimos alcançar esse objetivo, pois, já estamos na 5ª edição do projeto e temos um retorno significativo de empresas interessados em conhecer nosso potencial econômico e logístico”, destaca Massuia, que ainda respondeu a diversas perguntas dos empreendedores mineiros após a palestra.

Representante da empresa Magnesita, do setor da mineração, ramo forte em Minas, Eduardo Ferreira, esteve na reunião em busca de informação sobre esse mercado no Tocantins. “Estou em busca de novas oportunidades para a empresa e temos interesse no Tocantins para exploração de calcário”, diz o gerente de negócios da mineradora.

O diretor de operações da empresa de distribuição de alimentos e processamento de produtos, Ita Alimentos, Márcio Gonçalez, ficou impressionado com o potencial logístico do Estado e já marcou uma visita técnica ao Tocantins para novembro. “Estou muito interessado no Tocantins e quero conhecer a região”, afirmou.

Participaram do evento, além de empresários convidados, o presidente da Fecomércio – Federação do Comércio de Minas Gerais, Lázaro Gonzaga, e representantes da Fiemg. O gerente de estudos econômicos da Fiemg, Guilherme Velloso, destacou que a instituição busca contribuir com eventos assim, pois, o Tocantins é um Estado em ritmo acelerado de crescimento. “Tenho certeza que desta reunião sairão ótimos negócios para mineiros e tocantinenses”.


Oportunidades de negócios

O projeto teve início em 2012 e deste então já foi realizado nos estados do Amazonas, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em todos os Estados o evento acontece em parceria com as Federações das Indústrias.

Os relatórios de avaliação do projeto mostram que após os eventos, 60% dos empresários que participam buscam mais informações a respeito do Tocantins e 40% visitam o Estado para fechar parcerias comerciais.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação/Mineratins

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS