Tocantins

Animais não resistem à seca de lagos e açudes no Tocantins

 
O Jornal Nacional em sua edição do da 09 de outubro trouxe matéria sobre os Vinte e sete municípios do Tocantins que decretaram emergência devido à seca. O sofrimento das famílias poderia ser menor se um projeto do governo, que começou a ser pensando em 2012, já estivesse em funcionamento. A ideia é distribuir cisternas, que ainda não foram instaladas.

Segundo o Governo, o Programa "Mais Água Sudeste" teve início no dia 20 de agosto deste ano, com previsão de levar água potável às famílias até a chegada do período chuvoso, em novembro.
Ainda dentro das ações de combate a seca, o governo do Estado está desenvolvendo o programa Tocantins Sem Sede, que irá implantar sistemas de coleta e armazenamento de água da chuva em 11.350 residências, através da instalação de cisternas com capacidade para 16 mil litros. Os reservatórios estão sendo fabricados em Palmas, com geração de mais de 70 empregos diretos, e já começaram a ser distribuídos aos municípios do sudeste. Na primeira etapa, até o dia 20 de outubro, está previsto a entrega de 50% das cisternas.

Já a segunda e terceira etapas devem iniciar a partir de 21 de outubro, com a distribuição das demais cisternas aos municípios e a instalação nas residências. “Para atender todas as famílias, primeiro fortalecemos as unidades da Defesa Civil nos municípios, em seguida montamos as rotas de distribuição, agora estamos acompanhando diariamente os trabalhos do Programa”, explica o coordenador da Defesa Civil estadual, Major Farias.

O JN mostra que a cidade de Formoso já não tem agua nos lagos e milhares de animais agonizam na lama. Em Paranã o gado não está mais resistindo e morre. O Programa de distribuição possui cisternas depositadas em um pátio do Sindicato Rural de Arraias e sem entrega. Ao lançar o programa, o Governo prometeu entregar as cisternas a partir de Abril mas agora o prazo foi prorrogado para novembro segundo a reportagem do JN.
 


 





 

 

TWITTER