Tocantins

Servidores do TRE-TO iniciam vivência de Acessibilidade

 

Na tarde desta segunda-feira (27), servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) iniciarão uma experiência diferenciada na abertura da I Semana de Acessibilidade. Durante um período do expediente, os voluntários vivenciarão a rotina de trabalho para os portadores de necessidades especiais. As atividades foram propostas pela Comissão de Acessibilidade do Tribunal, que atualmente realiza estudos sobre o tema nos ambientes da Justiça Eleitoral em todo o Estado.

A partir das 14h, os servidores que participarão da experiência serão instruídos sobre deficiência visual e locomotiva e também receberão os kits que serão usados ao longo da semana.
A servidora Maria Lúcia de Carvalho Silva fará a vivência da deficiência visual e passará a usar a venda e a guia. Segundo ela, a maior dificuldade que espera enfrentar é em relação ao uso do computador. Para os voluntários que optarem pela deficiência de locomoção serão entregues cadeiras de rodas.

De acordo com o servidor Clairton Thomazzi, que é portador de deficiência visual e um dos idealizadores da iniciativa, a vivência é importante para que se aumente a percepção dos colegas sobre o tema, principalmente nos locais de trabalho que tem pouco contato. No TRE-TO existem 9 servidores que ocupam vagas destinadas a pessoas portadoras de deficiência.

Comissão da Acessibilidade

A comissão foi criada em dezembro de 2012 e é atualmente formada pelo chefe da Seção de Desempenho (SEGED), Clairton Thomazi, pelo titular da COSEL, Jader Batista; pelo chefe da Seção de Voto Informatizado e Urnas Eletrônicas (SEVUE), Francisco Moura Fé; pelo Chefe da Seção de Inspeções, Correições e Estatísticas da Corregedoria (SEICRE), Ateon Alves de Siqueira; pelo chefe da seção de Engenharia, Arquitetura, Projetos e Obras (SEAPO), Jorge Bernardino de Sousa Neto; pelo coordenador de Desenvolvimento de Sistemas (CDS) Alysson Martins Bruno; pela Assessora de Comunicação Social, Corporativa e Cerimonial (ASCOM), Lara Alves Araújo e pela cerimonialista Eva Bandeira Barros.

Das vistorias já realizadas foram apontadas necessidades de adequação em locais de votação de Araguaína. A comissão também sugeriu mudanças nos prédios dos Fóruns Eleitorais de Gurupi (2ª ZE), Porto Nacional (3ª ZE), Paraíso (7ª ZE) e Colinas (4ª ZE).

O projeto abrange a vistoria de todos os locais de votação do estado. A comissão pretende neste ano vistoriar os locais dos municípios com maior número de eleitores: Palmas, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso. Já de acordo com Jader Batista, a comissão fará vistoria em todas as demais ZEs no ano que vem.
(A.S)


Thuanny Vieira - ASCOM/TRE-TO

 

Leia sobre: TRE Tocantins
TWITTER