Dicas do Delgado

Bizu de Informática para concursos da Copese/UFT

 

Principais Conceitos;
Acesso remoto: Ingresso, por meio de uma rede, aos dados de um computador fisicamente distante da máquina do usuário.
Anti-spam: Ferramenta utilizada para filtro de mensagens indesejadas.
Antivírus: Ferramentas que detectam e, em muitos casos, removem vírus de computador e outros programas maliciosos (como Spywares e Cavalos de Troia).
Backbone: Também conhecido como espinha dorsal da Internet. Interliga pontos distribuídos de uma rede, formando uma grande via por onde trafegam informações.
Backup: Cópia de segurança para salvaguardar os dados, geralmente mantida em CDs, DVDs, fitas magnéticas, pendrives, etc., para que possam ser restaurados em caso de perda dos dados originais.
Blogs (Weblog ou blogue): Páginas da Web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente, como em um diário, só que de forma inversa.
Botnets: Redes formadas por diversos computadores infectados com bots (Redes Zumbis). Podem ser usadas em atividades de negação de serviço, envio de spam, etc.
Browser: Programa utilizado para navegar na Web, também chamado de navegador. Exemplo: Mozilla Firefox.
Chat: Programa que possibilita conversa (bate-papo) em tempo real pelo computador entre internautas.
Cliente de e-mail: Software que permite a composição, envio, recebimento, leitura e arquivamento de mensagens.Ex.:Mozilla Thunderbird.
Cookies: Não são vírus, e sim arquivos lícitos instalados no computador durante a navegação que permitem a identificação da máquina no acesso a uma página. Podem ser utilizados para guardar preferências do usuário, bem como informações técnicas como o nome e a versão de seu browser.
Combo drive: Leitor de CD que combina a capacidade de ler e gravar CD-R/CD-RW com a habilidade de ler (mas NÃO gravar) mídias de DVD.
DNS (Domain Name System – Sistema de Nomes de Domínio): Possibilita a associação de nomes amigáveis (nomes de domínio) aos endereços IPs dos computadores, permitindo localizá-los por seus nomes em vez de por seus endereços IPs e vice-versa.
Download: Processo de transferência de um arquivo, de qualquer natureza, de algum equipamento remoto (que pode estar próximo ou do outro lado do mundo) para o computador do usuário.
Drives: Dispositivos em que são colocados os disquetes, CD-ROMs e DVD-ROMs. Trata-se de um hardware!
Driver (device driver ou driver de dispositivo): Programa que permite ao sistema operacional entender o equipamento a que se destina, sem ter que se preocupar com configurações básicas internas do dispositivo.
Endereço IP: Número especialmente desenvolvido para acessar um computador na Internet.
Engenharia Social: Técnica de ataque utilizada para se obter informações sigilosas ou importantes de empresas e sistemas, enganando e explorando a confiança dos usuários.
Feeds: Listas de atualização de conteúdo publicadas por determinados Websites que podem ser recebidas diretamente pelo usuário. Podemos receber atualizações de conteúdo através de tecnologias como: o RSS (Really Simple Syndication): uma das formas de se receber as atualizações de conteúdo mais conhecidas, em que o usuário cria uma página XML com atualizações de texto e a disponibiliza em um servidor da Web; os usuários com programas agregadores como Internet Explorer, Outlook, Mozilla Firefox ou Mozilla Thunderbird se inscrevem em tais páginas e passam a receber os feeds contendo as novidades do site. o Atom: espécie de feed, também baseado em XML como o RSS. RSS e Atom são tecnologias concorrentes, mas RSS se popularizou! o Podcast: gravação de áudio que pode ser disponibilizada na Web tanto para download quanto para streaming (isto é, para reprodução via Web, como no caso das rádios on-line).
Firewall: Sistema para controlar o acesso às redes de computadores, desenvolvido para evitar acessos não autorizados em uma rede local ou na rede privada de uma corporação.
Fotologs: Blogs de fotos, ou seja, sites que permitem aos usuários colocarem fotos na Internet com facilidade e rapidez.
FTP (File Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de arquivos): Protocolo padrão para troca de arquivos na Internet.
Hyperlinks: Atalhos, nas páginas da Web, que nos remetem a outras páginas ou arquivos.
Hipertexto ou hypertext: Texto que contém hiperlinks, apresenta vínculos (atalhos) com outros documentos.
HD: Disco rígido ou Winchester.
HTML (Hyper Text Markup Language – Linguagem de Marcação de Hipertexto): Linguagem padrão utilizada na produção de páginas da Web.
HTTP (HyperText Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hipertexto): Utilizado para transferir as páginas da Internet entre o servidor Web (aplicação que mantém as páginas disponíveis) e o cliente Web (o browser ou navegador, que é a aplicação que lê tais páginas).
IMAP (Internet Message Access Protocol - Protocolo de Acesso ao Correio da Internet): Permite o acesso às mensagens de correio eletrônico diretamente no servidor de correio. Ao contrário do POP, pelo IMAP, as mensagens não são trazidas ao computador do usuário, mas permanecem no servidor e de lá são apagadas, lidas, movidas, etc.
iPad: Dispositivo em formato tablet produzido pela Apple Inc.
iTunes: Programa desenvolvido pela Apple p/reproduzir e organizar música digital, arquivos de vídeo e para a compra de arquivos de mídia digital.
IP (Internet Protocol): Protocolo responsável pelo roteamento de pacotes entre dois sistemas que utilizam a família de protocolos TCP/IP, desenvolvida e usada na Internet. É considerado o mais importante dos protocolos em que a Internet é baseada.
Linkedin: Site de rede social, em que os usuários podem compartilhar informações profissionais ou de interesses específicos, além de realizar a busca por profissionais, novas vagas de trabalho, ou até mesmo colaborar profissionalmente em assuntos de interesse comum entre os usuários.
Malwares (Malicious software): Programas que executam ações malintencionadas em um computador, como: vírus, bots, etc. • o Vírus: Códigos de programação maliciosos que se “agregam” a arquivos e são transmitidos com eles. Quando o arquivo é aberto na memória RAM, o vírus também é, e, a partir daí se propaga infectando, isto é, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador. • o Cavalo de troia: Programa aparentemente inofensivo que entra no computador na forma de cartão virtual, protetor de tela,etc., e que, quando executado (com autorização do usuário!), parece lhe divertir, mas, por trás abre portas de comunicação na máquina para que ela possa ser invadida. • o Worms: Programas parecidos com vírus, mas que na verdade são capazes de se propagarem automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Geralmente utilizam as redes de comunicação para infectar outros computadores (via e-mails, Web, FTP, redes das empresas etc.). • o Bot: Tipo de Worm que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor, permitindo que este seja controlado remotamente. • o Spyware: Programa espião (spy em inglês = espião) que tem por finalidade monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.
Macros: Programas (sequências de ações) que podem, por exemplo, ser construídos dentro dos aplicativos do Microsoft Office (Word, Excel, Powerpoint) em uma linguagem chamada VBA, com o intuito de automatizar tarefas repetitivas.
Modem (MOdulator-Modulador/DEModulator - Demodulador): Periférico de entrada e saída, que faz com que um computador se conecte à Internet. Transforma o sinal digital do computador para o sinal analógico, e vice-versa, permitindo processamento de dados entre computadores através de uma linha de comunicação.
Nó: Qualquer dispositivo ligado a uma rede, como servidores e estações de trabalho.
Orkut: Comunidade on-line criada para tornar a sua vida social e a de seus amigos mais ativa e estimulante. Pode ajudá-lo a manter contato com os amigos atuais por meio de fotos e mensagens, e a conhecer mais pessoas.
Peer-to-peer ou P2P (Ponto a Ponto): Tecnologia que possibilita a distribuição de arquivos em rede e que tem como característica principal permitir o acesso de qualquer usuário desta a um nó, ou a outro usuário (peer) de maneira direta.
Phishing, scam ou phishing scam: Tipo de fraude que se dá por meio do envio de mensagem não solicitada, que se passa por comunicação de uma instituição conhecida, e que procura induzir o acesso a páginas fraudulentas (falsificadas), projetadas para furtar dados pessoais e financeiros de usuários desavisados.
Placa-mãe (Motherboard): Placa de circuito de um computador em que ficam localizados o processador e a memória RAM, principalmente.
POP3 (Post Office Protocol Version 3): Protocolo padrão para receber e-mails. Através do POP, um usuário transfere para o computador as mensagens armazenadas em sua caixa postal no servidor.
Pop-ups: Pequenas janelas que se abrem automaticamente na tela do navegador, chamando a atenção para algum assunto ou propaganda.
Porta: Dispositivo lógico que serve para realizar a conexão de um determinado protocolo, como por exemplo as portas 80 do HTTP, a 110 do POP3 ou a 25 do SMTP.
Provedor de acesso (ou ISP – Internet Service Provider): Empresa que provê uma conexão do computador à rede da Internet.
RAM (Random Access Memory): Memória de acesso randômico que pode ser lida ou gravada constantemente pelo processador e outros dispositivos. A RAM é volátil, ou seja, tudo o que estiver nela é perdido quando o computador é desligado.
ROM (Read Only Memory): Memória somente de leitura.
Roteador: Equipamento que recebe e encaminha pacotes de dados entre redes.
Site (também chamado de sítio da Web): Conjunto de páginas web, acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na Internet.
Skype: Software gratuito e simples de utilizar que permite comunicação pela Internet por meio de conexões VoIP (Voz sobre IP).
SMTP (Simple Mail Transfer Protocol - Protocolo de Transferência Simples de Correio): É um protocolo de envio de e-mail apenas. Com ele, não é possível que um usuário descarregue suas mensagens de um servidor. Esse protocolo utiliza a porta 25 do protocolo TCP.
Spam: Mensagens de correio eletrônico não solicitadas pelo destinatário, geralmente de conotação publicitária ou obscena, enviadas em larga escala para uma lista de e-mails, fóruns ou grupos de discussão.
SSH (Secure Shell): Protocolo para login remoto de forma segura.
Software livre (Free software): Programas de computador que oferecem quatro liberdades especiais aos usuários: direito de executar o programa para qualquer finalidade; direito de copiar e distribuir o software sem a necessidade de pagamento de licença; direito de estudar o software completamente (é necessário ter o código-fonte); direito de modificar o software à vontade (é necessário ter o código-fonte).
Tablet: Computador em forma de prancheta eletrônica, sem teclado e com tela sensível ao toque.
Touchpad: Superfície sensível ao toque por meio da qual posicionamos o ponteiro na tela.
Twitter: Rede social, permite publicação e troca de mensagens de até 140 caracteres.
Upload: Transferência de um arquivo, de qualquer natureza, do computador do usuário para algum equipamento da Internet.
VoIP (Voice Over Internet Protocol): Tecnologia que torna possível a comunicação de voz sobre a rede IP permitindo assim a realização de chamadas telefônicas pela Internet.
VPN (Virtual Private Network – Rede Privada Virtual): Rede privada que usa a estrutura de uma rede pública (como a Internet) para transferir dados (devem estar criptografados para passarem despercebidos e inacessíveis pela Internet).
Webmail: Serviço de gerenciamento de e-mails que utiliza um navegador Web como interface ao invés de um software cliente de e-mail.
Wiki: Site que permite a edição colaborativa, ou seja, vários usuários podem criar e editar seu conteúdo.
WWW (World Wide Web – Web) : Sistema de documentos hipertexto.
Web 2.0: Segunda geração de serviços disponíveis na Web. Permite a colaboração e o compartilhamento de informações on-line entre os usuários.

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS