Saúde

10 Passos para Fazer Fisioterapia com Games



Inserir games em tratamentos de fisioterapia é um processo que a torna mais divertida e envolvente. Além de proporcionar um momento memorável, esta atitude reforça o vínculo do paciente com os profissionais envolvidos e enfatiza a busca pela qualidade. Atualmente, há diversos cursos de capacitação para esse fim.
A seguir, destacamos os principais passos para quem quer oferecer fisioterapia com games em sua clínica.



1- AVALIAR
É preciso fazer uma avaliação integral do paciente para garantir que ele esteja apto a participar de uma sessão utilizando games.

2- VERIFICAR
Antes de utiliza qualquer jogo é necessário verificar as indicações e contra-indicações relacionadas à patologia e quadro clinico.

3- TER UM PLANO
A inclusão de games no tratamento deve estar alinhado com o todo. Logo, deve-se elaborar um plano de tratamento convencional reservando aproximadamente 10 minutos para a utilização dos jogos.

4- SELECIONAR O JOGO
Fisioterapeuta, baseado nas informações levantadas sobre o paciente e seu plano de tratamento, deve escolher aqueles jogos capazes de incentivar a pratica de movimentos específicos indicados ao paciente.

5- ESCLARECER
É importante investir um tempo explicando o que é um videogame e para que ele será usado, reduzindo assim a ansiedade causada ao paciente que está tendo o primeiro contato com este tipo de tecnologia. É preciso, também, explicar cuidadosamente as regras do jogo para o paciente, como realizar os movimentos, etc.

6- DEMONSTRAR
Antes de oferecer um jogo para o paciente usar, o profissional da saúde deve ter pleno domínio sob o mesmo. Demonstrar o uso antes de entregar os controles para o paciente é um passo importante para que este se sinta confiante para usar a tecnologia.

7- COMEÇAR SIMPLES
Iniciar o procedimento o mais simples o possível faz aumenta a confiança e mantém a motivação. Deixe o paciente interagir até com telas básicas que requerem um esforço básico como clicar em um botão

8- CORRIGIR
Uma vez iniciado o uso dos games pelo paciente, faz-se necessário observar todos os movimentos realizados, corrigir posicionamentos e mensurar a evolução.

9- INCREMENTAR
Evoluir e dificultar os movimentos adquiridos com recursos terapêuticos adequados traz mais desafio a experiência do jogador, aumenta o envolvimento e mantém o profissional atento ao tratamento.

10- ENCERRAR
Finalmente, assim como geralmente feito depois de qualquer exercício o profissional deve iniciar os procedimentos de encerramento da sessão de reabilitação com videogames ou realidade virtual. Deve-se ajudar o paciente a devolver os controles e acessórios usados durante a sessão e realizar alongamentos. ( http://www.fisiogames.com)

TWITTER