Especiais

Instituições públicas e beneficentes podem receber serviços de alunos do Proeducar



Os municípios tocantinenses e entidades beneficentes, interessados em receber a prestação de serviços, por parte dos estudantes beneficiados pelo Proeducar – Programa de Crédito Educativo do Governo do Estado precisam se cadastrar. Alunos de diversas áreas de formação optaram em pagar parte da dívida em prestação de serviço e já estão se apresentando nas instituições cadastras no site.

O cadastro do órgão é realizado através do site da Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, no endereço www.tecnologia.to.gov.br, no link Proeducar/prestação de serviços, onde deverá preencher o formulário disponível que tem especificado as áreas de formação desejada pela instituição e as Cidades.

Através de decreto nº 4.646, de 8 de outubro de 2012, o Governador Siqueira Campos determinou que todos órgãos do poder executivo devem receber a prestação de serviços do aluno devedor do Proeducar, que optou pelo pagamento de parte do débito em serviços ou atividades voluntárias. As prefeituras e associações beneficentes também podem requerer este serviço.

R$ 14,8 milhões já foram negociados

O balanço parcial já aponta cerca de R$ 14,8 milhões negociados e cerca de dois mil estudantes, dos quase cinco mil que foram notificados, já procuraram a Sedecti para fazer a negociação. A maior parte deles, 80%, fez a opção por pagamento em dinheiro, sendo que o restante optou por quitar parte da dívida – até 50% do valor total – através da prestação de serviços ao Governo do Estado e entidades beneficentes.

O beneficiado tem como opções quitar seu débito total em moeda corrente ou até 50% do valor em prestação de serviço ao Governo e entidades beneficentes. A dívida poderá ser parcelada em até uma vez e meia o correspondente ao período de utilização do Crédito Educativo, ou seja, o beneficiado que utilizou o crédito por quatro anos poderá parcelar seu débito em até seis anos, por exemplo.

Foi o que Suelene Martins fez. Formada em direito pela Fecolinas – Fundação Municipal de Ensino Superior de Colinas, em 2009, a advogada optou por fazer o pagamento de metade do débito com o Proeducar com a prestação de serviço em um órgão publico da Cidade. “A oportunidade de cursar uma faculdade foi possível através deste incentivo do Governo, pois, não teria condições de pagar as mensalidades”, diz Suelene.

Proeducar
O Proeducar – Programa de Crédito Educativo do Governo do Estado do Tocantins visa financiar parcialmente os cursos de graduação de estudantes carentes matriculados em Instituições de Ensino Superior não gratuitas no Tocantins, podendo financiar até 85% do valor da mensalidade, calculados a partir da renda mensal do grupo familiar apresentada pelo candidato no ato do processo seletivo. As Instituições oferecem um desconto de 20% no valor do restante da mensalidade, cabendo ao beneficiário pagar somente uma pequena diferença. ( Com informações da  Assessoria de Imprensa da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação/Mineratins)

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS