Canal Assembléia

Gurupi recebe 2ª edição do Parlamento Popular

 
Com a proposta de aproximar o Poder Legislativo do cidadão, a Assembleia Legislativa dará continuidade às atividades do Parlamento Popular na próxima semana, dias 18, 19 e 20 de junho, na cidade de Gurupi, região sul do Estado, a 230 km de Palmas. O evento vai reunir lideranças políticas e comunitárias de 24 cidades do sul do Tocantins, juntamente com deputados e secretários do governo. Além das sessões plenárias, com debates e votações a partir de quarta-feira, dia 19, constam na programação visitas a obras, jogo de futebol e palestra sobre atualidades com o jornalista global Caco Barcellos.

A estrutura desta 2ª edição será montada no Parque Mutuca, no centro de Gurupi. Com capacidade para até 800 pessoas, ela disporá de auditório, cinco gabinetes destinados às bancadas e aos blocos parlamentares, sala de operações, copa e sala de imprensa com internet e um espaço para a Defensoria Pública, ou seja, a mesma estrutura utilizada em Araguatins, durante a realização da primeira edição do projeto “Parlamento Popular”.

Conforme agenda, as sessões ordinárias começarão regimentalmente às 9 horas, no período da manhã, e às 15 horas, no período da tarde. O evento contempla também atividades interativas como visitas ao Coperfrigo, no Setor Industrial, ao estádio Rezendão, às instalações da nova sede da prefeitura municipal, na saída para Peixe, e também ao Sistema de Produção Integrada (SPI), prevista para a próxima terça-feira, dia 18.

Para o deputado Eduardo do Dertins (PPS), a ação parlamentar em Gurupi será uma oportunidade de debater os assuntos e prioridades da região, dando foco às principais necessidades. “Uma das pautas que vamos debater é um requerimento de minha autoria que trata da documentação de 126 lotes destinados aos funcionários do Dertins, propostas que contemplam o estádio de futebol, emendas parlamentares direcionadas à comunidade, com reformas, obras e outros projetos que devem ser discutidos”, informou.

A deputada Josi Nunes (PMDB), também otimista com o evento, disse que a integração da comunidade com o Parlamento é fundamental para que todos possam conhecer o trabalho legislativo. “Estou muito feliz pela realização do Parlamento Popular em Gurupi, que é a minha casa. Acho muito importante essa descentralização para que os 24 parlamentares conheçam as demandas de outras regiões que não representam diretamente. Mais do que isso, é importante que todos se comprometam a atender essas demandas. Tenho certeza de que os gurupienses vão participar ativamente, colaborando e dando sugestões que certamente contribuirão para o desenvolvimento da bela capital da amizade”, enfatizou.

A 1ª edição do Parlamento Popular, realizada no mês de março em Araguatins, na região do Bico do Papagaio, teve um saldo de mais de 1.200 participações por dia, entre prefeitos, vereadores e líderes políticos representando mais de 25 cidades do extremo-norte do Estado. Durante o evento, foram aprovados 378 requerimentos e dois projetos importantes do Governo que concedem benefícios para servidores públicos de todo o Estado. Depois de Gurupi, o programa vai contemplar no mês de agosto a cidade de Araguaína, no norte do Estado, e posteriormente os municípios de Arraias e Miracema, em outubro e dezembro, respectivamente.

Programação

Dia 18 – Terça-feira

14h – Chegada dos deputados

14h30 – Visita dos deputados:

• Coperfrigo – Setor Industrial

• Estádio Rezendão

• Futuras instalações da prefeitura de Gurupi

• Confinamento SPI (Sistema de Produção Integrada)

Dia 19 – Quarta-feira

09h - Abertura da sessão ordinária

12h – Almoço

15h – Sessão ordinária

18h – Partida de futebol entre os deputados e os anfitriões

Dia 20 – Quinta-feira

09h – Abertura da sessão ordinária

9h30 – Suspensão da sessão para a realização da palestra “Atualidades”, com o jornalista Caco Barcellos.

10h30 – Retorno da sessão para debates finais e encerramento

12h – Almoço

Gurupi (Perfil)

Localizado a 230 km de Palmas, às margens da BR-153, Gurupi fica no limite divisório de águas dos rios Araguaia e Tocantins, no quilômetro 663 no sentido Brasília a Belém. Com uma população de 71.197 habitantes, tem como principal fonte de economia o agronegócio e a pecuária. A cidade é administrada pelo prefeito Laurez Moreira (PSB) e comemora aniversário em 14 de novembro.

Fundada por Benjamim Rodrigues, em 1952, a cidade tem sua história intimamente ligada à da construção da Belém-Brasília, marco do surgimento e do desenvolvimento de muitas outras cidades, ao longo de sua extensão no antigo norte goiano. A vocação para o comércio começou a partir dessa data, e em pouco tempo a notícia se espalhou pelas regiões mais distantes, atraindo assim interesses de moradores de outras localidades, como Porto Nacional, Peixe, Cristalândia, Dueré e Formoso do Araguaia.

Em poucos anos de povoamento do local, já era visível o progresso nos ramos da agricultura, da pecuária, e a abundante colheita de cereais transformou o povoado em um pequeno pólo exportador. Os próximos anos foram de muito progresso e, graças ao grande surto imigratório, o povoado passa à posição de distrito de Porto Nacional, que culmina com a sua emancipação política e a instalação do município de Gurupi em janeiro de 1959. Com isso, expandem-se as construções, ruas, praças e avenidas, forçando cada vez mais a aceleração dos serviços de melhoramento urbano. (Maisa Medeiros)

 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS