Especiais

Tocantins tem a 2ª melhor gestão do país em polos UAB


Na manhã desta quinta-feira, 13, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Massuia, e o reitor da Untins – Fundação Universidade do Tocantins, Joaber Macedo, participaram de reunião, em Brasília, com representantes da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

A Capes é uma fundação ligada ao Ministério da Educação, responsável pela expansão e consolidação de cursos de graduação e pós-graduação e todo país. Durante o encontro, foram discutidas as políticas de capacitação ofertadas no Tocantins. Participaram da reunião, além dos representantes do Tocantins, o coordenador geral de Inovação em Ensino a Distância, Jean Marc Mutzig e o diretor de Educação a Distância da Capes, João Carlos Teatini.

A instituição, que está em contato direto com polos UAB de todo o Brasil, classificou o Tocantins, como o estado com a segunda melhor gestão de polos do país. Ficando atrás apenas do Acre, o Tocantins se destacou, entre outros pontos, pelo número de estudantes matriculados – mais de 3 mil – e pela forma como os polos são distribuídos pelo território, beneficiando comunidade de norte a sul do Estado.

A avaliação realizada pela Capes, foi repassada como elogio aos dois gestores do Tocantins. Para 2013, a previsão é de que outras 2.255 vagas sejam disponibilizadas entre os 36 cursos disponíveis, abrangendo: aperfeiçoamento, tecnólogos, graduação e pós-graduação.

Na oportunidade, o titular da Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e o reitor da Unitins, que é parceira do Estado no projeto UAB, propuseram a implantação de dez novos polos no Tocantins. A indicação ainda deve ser estudada, mas foi recebida com entusiasmo pela Capes.

Para Massuia, a visita foi positiva e mostrou que o Tocantins está no caminho certo no que diz respeito à capacitação e ao ensino. “Levar conhecimento de qualidade e gratuito pelo Estado é o que o governador Siqueira Campos exige que seja feito e a Sedecti tem trabalhado constantemente para alcançar o maior número e pessoas possível”. ( Assessora de Imprensa - Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação)

Leia sobre: EducaçãoUAB
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS