Especiais

Prefeitura de Palmas retoma Projovem Trabalhador


Com o objetivo de proporcionar que jovens palmenses sejam preparados para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, irá retomar as ações do programa Projovem Trabalhador. As aulas serão reiniciadas no dia 15 de junho para os 690 jovens inscritos no programa.

As atividades haviam sido paralisadas no fim do ano passado e ainda não tinham sido retomadas devido à constatação de irregularidades no processo de contratação da empresa responsável por executar as atividades relativas ao programa.

Após pareceres do Ministério Público Federal e Tribunal de Contas da União, apontando irregularidades e ainda parecer da Procuradoria Geral do Município deferindo pelo cancelamento do contrato, a gestão municipal está atuando no sentido de viabilizar a continuidade do programa. “Não queremos que esses alunos sejam mais prejudicados, por isso que, com recursos e estrutura próprios, estamos retomando as aulas para concluir essa primeira etapa do programa que está em aberto”, destacou o secretário Borges da Silveira.

De acordo com a diretora de Qualificação, Eutália Barbosa, além de atender os alunos que estavam inscritos, mais 810 vagas serão disponibilizadas. “Os jovens que já estão inscritos devem se apresentar no dia 15 de junho no local onde eles participavam das atividades no ano passado e quem estiver interessado em ingressar no programa deve nos procurar na secretaria para efetuar a inscrição”.

No programa, a qualificação profissional está aliada à inserção no mercado de trabalho. “Nossa meta é qualificar 1.500 jovens e atuar para que eles sejam inseridos no mercado, seja como empreendedor individual ou como trabalhador formal”.

Programa
Para se inscrever no Projovem o interessado deve ter entre 18 e 29 anos, estar concluindo ou ter concluído o ensino médio, não estar empregado e ter uma renda per capita familiar de um salário mínimo. Os participantes recebem bolsa auxílio no valor de R$ 100,00, em até seis parcelas, mediante comprovação de 75% de frequência às aulas.

As atividades são divididas em duas etapas, a qualificação social e qualificação profissional. Para o desenvolvimento da segunda etapa do programa, a Prefeitura de Palmas já iniciou o processo de licitação para contratação de empresa que executará a qualificação profissional.

Os alunos ainda recebem um kit com mochila, caderno, canetas, lápis, borracha, boné e duas camisetas. Também é oferecido lanche e vale transporte.
Polyana Pegoraro- Secom Palmas

 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS