Governo do Tocantins

Blitz lembra data nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

 
O dia 18 de maio, instituído como data nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, será lembrado nesta sexta-feira, 17 , durante blitz para panfletagem, na Avenida Tocantins, em Taquaralto, a partir das 8h30.
No sábado, 18, será realizado o “I Fórum Tocantinense sobre Violência Sexual e Implementação do Aborto Previsto em Lei”. O Fórum será realizado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, das 8h às 19h e os interessados devem se inscrever no site da Secretaria da Saúde.



A data foi lembrada durante toda essa semana nos 22 municípios do Estado que possuem os Creas – Centros de Referência Especializados da Assistência Social. Os municípios prepararam, com o apoio da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), programações diversificadas que contaram com palestras, oficinas, panfletagem, entre outras atividades.

A proposta do “18 de maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. A mobilização visa garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

De acordo com a diretoria de proteção social especial da Setas, em 2012, foram atendidos nos Creas mais de 300 crianças e adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual.

Atendimentos
Os Creas realizam um atendimento psicossocial com as crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Nos Centros, tanto as vítimas como suas famílias recebem orientação e acompanhamento contínuo de uma equipe composta por assistente social, advogado, psicólogo, pedagogo e educador social.

Municípios que contam com Creas
Aliança do Tocantins; Almas; Alvorada; Araguaína; Araguatins; Augustinópolis; Barrolândia; Cariri do Tocantins; Colinas; Crixás; Dianópolis; Figueirópolis; Guaraí; Gurupi; Lajeado; Lagoa da Confusão; Marianópolis; Miranorte; Palmas; Paraíso; Porto Nacional e Tocantinópolis.(Ascom Setas)

 

Leia sobre: Governo do TocantinsSetas
TWITTER