Sebrae capacita 45 Agentes de Desenvolvimento Local

 
Tem início no dia 13 e segue até o dia17 de maio, nos municípios de Palmas, Araguaína, Gurupi e Guaraí, simultaneamente, o Curso Básico de Formação de Agentes de Desenvolvimento Local (ADLs). O objetivo é transformar 120 profissionais das prefeituras municipais em articuladores das ações públicas municipais, com foco na promoção do desenvolvimento local e territorial, mediante atividades individuais ou coletivas, que visem o cumprimento das disposições e diretrizes contidas na lei Complementar 123/06, (Lei Geral da Micro e Pequena Empresa).

De acordo com o gestor de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Walter D´Aquino, apesar do curso ser direcionado para 45 Agentes de Desenvolvimento Local, o Sebrae disponibilizou mais 3 vagas por município. “A ideia é capacitar o maior número possível de profissionais, através de uma forma de apresentação pioneira no país”, destaca o gestor.

“Os outros estados da federação capacitaram seus ADLs no formato fracionado e no Tocantins optamos por realizar o curso em uma única semana e de forma simultânea nos quatro municípios. Nosso objetivo é nivelar todos os Agentes ao mesmo tempo, proporcionando assim, para os municípios profissionais preparados para atuarem de imediato com todas as informações necessárias”, comentou D´Aquino.

Segundo a superintendente do Sebrae, Márcia Rodrigues de Paula, a formação dos ADLs é necessária, já que eles são peças fundamentais para o desenvolvimento dos municípios. “É importante que os Agentes incorporem a questão da sua liderança na busca das soluções dos problemas locais; no seu papel de catalisador. O agente deve ser um agregador de forças do poder público, das lideranças empresariais e da sociedade nos principais assuntos críticos, tudo isso visando o desenvolvimento da sua cidade”, comentou a superintendente.

Programação
O curso será dividido em quatro módulos e terá como temas: Liderança e Poder; o Empreendedor; Mobilização para o desenvolvimento; Fenômeno da Mudança e o Agente; Integração Grupal; Território, Desenvolvimento e Competitividade; As Micro e Pequenas Empresas e o seu Desenvolvimento Local; Gestão Pública Municipal; Implantação e Implementação da Lei Geral nos Municípios, dentre outros.

“Disponibilizamos uma força-tarefa de quatro consultores, sendo dois do Sebrae do Rio Grande do Norte, um da Bahia e outro de Minas Gerais para ministrar essa vasta programação. A estimativa é que cerca de trinta pessoas participem em cada treinamento, ou seja, o Tocantins em uma única semana formará 120 Agentes de Desenvolvimento Local para atuarem diretamente nas demandas de seus municípios”, finalizou o D´Aquino. ( Agência Sebrae de Notícias do Tocantins – ASN/TO)

 

Leia sobre: CapacitaçãoPrefeiturasSebrae-TO
TWITTER