Especiais

Palmas divulga resultado da segunda avaliação do Saep


A secretária da Educação, Berenice Barbosa, divulgou na tarde dessa segunda-feira, 29, o resultado da segunda avaliação do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (Saep). Participaram da avaliação 2.940 alunos do 5º ano e 1.893 alunos do 9º ano de todas as unidades escolares da rede municipal de ensino.

A avaliação abordou os descritores do conteúdo trabalhado no primeiro bimestre, referente às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, com o propósito de obter informações consistentes, sobre o nível de aprendizagem da Educação Básica - Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) - no sistema educacional da rede, capazes de orientar o monitoramento das políticas voltadas à melhoria da qualidade do ensino.

A média geral do 5º ano foi 5,51, sendo que a média alcançada na disciplina de Língua Portuguesa foi 5,78, e na de Matemática 5,24. Já a média geral alcançada no 9º ano foi 5,71, sendo 6,81 em Língua Portuguesa e 4,62 em Matemática.

Na ocasião, foram entregue aos gestores material apostilado, contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, a serem distribuídos para os alunos das turmas de 5º e 9º anos do ensino fundamental. Ao todo, foram distribuídas cerca de 5.200 apostilas para alunos e professores da rede.

Para Berenice Barbosa, esses resultados são importantes para nortear o trabalho da Semed. “O resultado foi muito bom, superou as nossas expectativas. Com base nesses resultados temos um ponto de partida e sabemos onde queremos chegar, para isso iremos implementar ações para alcançarmos a excelência”, comemorou.

Ainda segundo a secretária, esse resultado só vem confirmar que uma educação de qualidade é construída numa parceria entre a escola, a secretaria e todos os profissionais da educação, que juntos trabalham em busca de bons resultados.

Para a diretora de Avaliação e Estatística da Semed, Marta Pacheco, a primeira avaliação serviu para diagnosticar o nível de proficiência dos alunos, saber como eles estavam, quais eram as dificuldades encontradas, e a partir daí fazer as interferências pedagógicas necessárias para o desenvolvimento escolar dos mesmos. Já esta segunda avaliação serviu para verificar as habilidades e competências adquiridas pelo aluno nesse primeiro bimestre, se melhorou o nível de aprendizagem e no que é preciso melhorar ainda mais.

A terceira etapa de avaliação está marcada para ser aplicada nos dias 19 e 20 de junho.

Saep
O Sistema de Avaliação Educacional de Palmas foi instituído em 2012 com o objetivo de avaliar o ensino da rede municipal, levantar indicadores educacionais e fornecer suporte pedagógico às unidades educacionais, na busca de uma educação de excelência.(Secretaria de Comunicação de Palmas)

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS