Especiais

Prefeitura de Palmas-TO e professores acertam benefícios

 

 

Após reuniões e conversações quanto à concessão de benefícios para os profissionais da educação, a proposta da Prefeitura de Palmas foi aceita pelo Sindicato dos Trabalhadores Educação do Tocantins (Sintet). O acordo foi firmado durante encontro realizada no fim da manhã desta quinta-feira, 25, entre o secretário de Governo e Relações Institucionais, Tiago Andrino, e a comissão de negociação do sindicato.

Além do reajuste já concedido de 10% para os professores, superior aos 7,97% concedido pelo governo federal referente ao Piso Nacional dos Professores, a proposta contemplou o reajuste de mesmo percentual para os servidores administrativos da educação a partir de maio deste ano. Outro ponto definido no acordo foi a atualização das progressões e titularidades, além do pagamento das mesmas de forma retroativa que serão pagas em 24 parcelas a partir de janeiro de 2014, alcançando servidores que não recebiam o benefício há cinco anos.

Ao reconhecer o esforço e luta do sindicato em prol da categoria, Tiago Andrino ressaltou: “foram muitas reuniões e encontros, nos quais o Sintet reforçou a importância da categoria, e reconhecemos esse esforço e o papel fundamental dos professores. A gestão fez o máximo possível para atender à categoria dentro da realidade orçamentária do município e estamos satisfeitos com o resultado atingido”.

Diálogo
Andrino ainda destacou que a administração municipal continua aberta ao diálogo permanente com a classe. “Desde o início da gestão as portas estão abertas para a categoria e esse diálogo será mantido”.

O secretário-geral do Sintet, Elis Raik, falou sobre a decisão da classe: “Diante do acordo firmado, a categoria decidiu adiar a greve e essa decisão será formalizada ao prefeito.” Ele ainda salientou que, em alguns pontos, conseguiu-se avançar, a exemplo do pagamento de progressões, que estavam em atraso, algumas delas desde 2008, e em outros pontos o Sintet ainda espera continuar dialogando.

Polyana Pegoraro - Secom Palmas-TO

 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS