Ensino a Distância

IFTO oferecerá cursos técnicos à distância no sistema prisional



Em atendimento ao Plano Estadual de Educação Prisional, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) atuará como parceiro da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) na oferta de ensino técnico em três unidades prisionais do Tocantins. A previsão é que as aulas iniciem no segundo semestre deste ano, no primeiro momento sejam disponibilizadas 400 vagas às instituições de Araguaína, Cariri do Tocantins e Palmas.

A priori dois cursos acontecerão nessa modalidade: Técnico em Administração e Técnico em Informática. Com o objetivo de conhecer as unidades prisionais a serem atendidas, foi formada uma equipe que está visitando as instituições, na terça-feira, 16 de abril, a visita aconteceu em Cariri do Tocantins e na quarta-feira, 17 de abril, no presídio Barra da Grota em Araguaína.

A equipe é composta pelo diretor de Educação a Distância (EaD) do IFTO Madson Teles Sousa, pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFTO Danilo Gomes Martins, pela diretora de Assistência ao Preso e ao Egresso da Seds Rosana Barreto e pela técnica da Seduc Cristiane Terezinha Vidotti.

Para Madson Teles Sousa a EaD é um sistema que atende às peculiaridades da oferta de ensino no sistema prisional, uma vez que “oferecemos as ferramentas e a operacionalização de acordo com cada instituição e suas necessidades”.

“Esse é um momento de realização, onde contribuiremos para a qualificação profissional, mas o que mais nos motiva é apontar um novo caminho aos reeducandos do sistema prisional tocantinense após sua saída”, destaca Rosana Barreto.

Segundo o diretor da unidade prisional Barra da Grota Wanderlan França ações como esta são muito importantes para a resocialização do reeducando e reinserção deste no mundo do trabalho.

A responsável pela empresa que administra o presídio em Araguaína Ivonete Rogério, enfatiza: “é preciso entender o crime como doença e não como simples ação. E a escola deve ser o espaço de libertação do homem”. ( Maiara Sobral - IFTO)

Leia sobre: EADEducaçãoIFTOSistema Prisional
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS