Especiais

Mais Educação recebe recadastramento até dia 30 de abril


As escolas participantes do programa Mais Educação têm até o dia 30 de abril para se recadastrarem. No Tocantins, 60 novas unidades da rede estadual foram pré-selecionadas, elevando de 306 para 366 o número de escolas atendidas pelo programa. Dentre as que já desenvolvem o programa, 42 são escolas do campo ou indígenas. No total, são mais 52 mil alunos contemplados pelo Mais Educação.

O Programa prevê a oferta da jornada escolar ampliada com a promoção de atividades para melhoria do ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), onde se destaca o Índice de Efeito Escola, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante.

As unidades escolares que participam do Mais Educação recebem recursos do Governo Federal para o pagamento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades ofertadas que são optativas e desenvolvidas no contra turno das aulas. Cada escola pode escolher as ações a serem executadas em macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

No Tocantins, a cada ano, o quantitativo de escolas beneficiadas pelo Mais Educação vem aumentando. Em 2011, eram 147 escolas estaduais atendidas. Em 2012, o número saltou para 306, já este ano, a previsão é que, além das 366 já contempladas, mais 46 unidades escolares sejam incluídas. De acordo com a coordenadora do programa no estado, Nelma Maria Pinheiro, o Ministério da Educação deve divulgar a nova lista após o término do recadastramento das que já estão pré-selecionadas. “Esperamos que em 2013 tenhamos cerca de 400 escolas com o Mais Educação”, contabiliza a coordenadora.
(Núbia Daiana Mota - Ascom/Seduc)

 

Leia sobre: EducaçãoMais EducaçãoSeduc-TO
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS