CIEE utiliza ensino a distância no programa Aprendiz Legal

 

 

O programa Aprendiz Legal do CIEE entrou em nova fase, com a oferta de capacitação teórica à distância, iniciativa que beneficiará cidades nas quais o número de aprendizes contratados não justifique a formação de turmas presenciais ou sua implantação não seja possível devido à falta de estrutura educacional adequada.

 

O projeto-piloto, que está sendo desenvolvido nas cidades de Araguatins, Augustinópolis, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Miracema, Paraíso, Porto Nacional e Tocantinópolis, conta com nove jovens de um banco estatal, em capacitação na modalidade Práticas bancárias, em cidades do extremo norte do Tocantins. O próximo programa a ser lançado nessa modalidade será Ocupações administrativas, já em desenvolvimento pela Gerência Educacional do CIEE em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, parceira no programa Aprendiz Legal.

 

Programa Aprendiz Legal – Com mais de 46 mil aprendizes em capacitação em todo o País, o CIEE conta com um amplo cadastro de jovens com perfil exigido pela lei (10.097/00), além de ser uma instituição certificadora, habilitada a ministrar os cursos teóricos de capacitação durante a vigência do contrato de aprendizagem. O programa possibilita que os estudantes tenham carteira assinada por prazo determinado e, as empresas, incentivos fiscais.

 

Os cursos de capacitação teórica são oferecidos nas seguintes modalidades: comércio e varejo; ocupações administrativas; práticas bancárias; telesserviços; turismo; logística; auxiliar de produção; gestão pública; auxiliar de alimentação, e conservação, limpeza e sustentabilidade.

 

O Aprendiz Legal é um programa de inclusão social, que insere jovens no mercado de trabalho, de acordo com a Lei 10.097/00, que obriga as empresas a contratarem cotas de aprendizes. O CIEE oferece uma série de benefícios adicionais gratuitos aos jovens como: uniforme, lanches, palestras, oficinas, passeios culturais, apoio de assistentes sociais que interagem com as famílias dos jovens e com as empresas, entre outros. Para obter mais informações ou candidatar-se às vagas de aprendizagem oferecidas por empresas parceiras do CIEE: www.ciee.org.br.

 

Em 2012, o CIEE recebeu do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) o Selo Parceiros da Aprendizagem, pelo segundo ano consecutivo, concedido às entidades que atuam em consonância com o MTE no desenvolvimento de ações que envolvem a formação, qualificação, preparação e inserção de adolescentes, jovens e pessoas com deficiência no mundo do trabalho. Desde o início de sua atuação, em 2003, em apoio à Lei o CIEE já beneficiou mais de 110 mil jovens.

 

Sobre o CIEE

Além de administrar programas de estágio, para cerca de 500 mil estudantes, e aprendizagem, para mais de 46 mil jovens, em todo o País, o CIEEdesenvolve uma série de ações de assistência social, com total gratuidade aos beneficiados, destinados, em especial, a jovens em situação de vulnerabilidade social, como os Programas do CIEE: Educação à Distância, inclusão no mundo do trabalho de Pessoas com Deficiência, Alfabetização e Suplência para Adultos, Desenvolvimento Estudantil e Profissional, Orientação e Informação Profissional (OIP), Projeto de Orientação Jurídica Gratuita à População Carente (Projur), Cursos Gratuitos de Informática, além de Ciclos de Palestras, Concursos Literários – que estimulam a escrita e a leitura, Feira do Estudante - Expo CIEE, entre outros.

Leia sobre: Aprendiz LegalCIEEEAD
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS