Especiais

Dia do Livro é comemorado diante de desafios

  Da Redação Vitrine
Por Elvio Marques   

“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por Monteiro Lobato demonstra à importância do livro e o incentivo a leitura. Hoje, 29 de outubro comemora-se no Brasil, o dia nacional do livro. Mais de 200 anos é comemorada a data que incentiva o acesso à leitura, o conhecimento e a educação.

A acadêmica de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins, Fabiana Nogueira, afirma que as pessoas precisam praticar o habito da leitura, e também valorizar os livros, principalmente os da literatura brasileira, o que para ela proporciona o conhecimento até mesmo da nossa cultura. “Eu gosto de ter o livro”, complementa a estudante.

Memórias Póstumas de Brás Cubas, Iracema, Dom Casmurro, Grande Sertão Veredas são alguns dos livros da literatura brasileira que sobrevivem em meio ao desenvolvimento tecnológico da era globalizada. “As tecnologias podem ajudar muito quem não se incomoda em ler numa tela. Eu leio sem problemas pelo computador, ebook...”, explica à universitária.

Para a Professora Mariana Ribeiro de Castro, da Escola Municipal Dr. Pedro Ludovico Teixeira de Figueirópolis, sul do Tocantins, é interessante que o professor atue no canal por onde a leitura seja repassada. ”Utilizar formas lúdicas, maneiras diversificadas de leitura em sala de aula (Gibis, jornais, mangás, livros) e até a leitura multimídia, já que cada vez mais os alunos vivem e respiram o mundo digital”, complementa Mariana.

O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga. E em 19 de outubro de 1810, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional. Esta data, portanto, passa a ser escolhida para o Dia Nacional do Livro.

E depois de Séculos, os livros continuam tendo seu valor e a leitura uma prática do prazer. A estudante Fabiana comprova exatamente isso: “As pessoas têm que encontrar aquilo que realmente gostam de ler, algo que seja prazeroso. Ler é importante para o constante exercício da mente, para o conhecimento das palavras. Isso vai refletir numa boa escrita e, consequentemente, no modo de falar, fora o conhecimento sobre o assunto lido”, conclui a Acadêmica Fabiana Nogueira.

Para a Professora Mariana Castro é preciso que o incentivo governamental, educacional e familiar seja trabalhado em conjunto para que a prática da leitura alcance a sociedade em geral. “Cabe os gestores, secretários, diretores de escolas e os próprios professores, interação total no processo de leitura, não apenas recursos financeiros trarão a leitura á população, ou aos alunos. Participação nos projetos, elaborações certeiras, e acima de tudo empenho no que se trata de leitura, estaríamos dando um bom passo no processo de leitura de toda uma nação”, conclui a Professora.

O desejo hoje é que os livros não fiquem apenas nas estantes das casas e das bibliotecas, mas sejam transformados em leitura. E daqui 200 anos estes possam ser lembrados novamente. E que a sociedade possa confirmar que “Um país se faz com homens e com livros” – Monteiro Lobato.

Leia sobre: Dia do livroEducaçãoLivros
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS