Especiais

Concurso cultural sobre as queimadas é lançado pelo Pacqto



O Governo do Estado do Tocantins retomou nessa segunda-feira, 17, em Pium, sudoeste do Estado, o Pacqto - Programa de Ações Contra as Queimadas do Tocantins, integrando a Brigada da Comunicação. Ampliou este ano o acesso do público estudantil e da população ao lançar o concurso cultural Repórter Mirim do Pacqto “Como salvar a minha cidade das queimadas?”.

O participante, preferindo, pode também realizar a produção de um vídeo, com base no mesmo tema, fazendo a postagem no site www.pacqto.to.gov.br, no menu Concurso, clicando em “Envie seu vídeo”, preenchendo de forma completa os campos do cadastro e postar, gratuitamente, o vídeo no You Tube.

Ampliadas as formas de participação, as dez melhores redações darão direito a premiações. Do segundo ao décimo lugar, os trabalhos selecionados garantirão ao autor um passeio ao Jalapão, enquanto o primeiro colocado terá garantida sua ida à Disneylândia, com direito a um acompanhante. A redação deve ser enviada em carta simples à Secom – Secretaria de Estado da Comunicação - Caixa Postal 295 a/c Palmas, CEP: 77001-970.

Agenda do dia - Esta tarde a equipe do Pacqto esteve em duas unidades da rede de ensino de Pium. Na Escola Municipal Lindaura Oliveira Moraes, que tem um contingente de 348 alunos, do pré-escolar ao 9º ano do ensino fundamental, os alunos do período vespertino assistiram à apresentação de teatro demonstração acerca dos males do que o fogo, através da ação humana é capaz de produzir. A diretora Izaurina Ferreira da Silva parabenizou a equipe da Brigada da Comunicação pelo trabalho com os alunos.

A aluna Marcela Sousa, 14 anos, do 8º ano, gostou da encenação cultural-recreativa e gostaria que o programa retornasse no próximo ano. Tiago Santos, 14 anos, aluno do Programa Acelera, analisa a iniciativa do Governo do Estado, frisando que “para as pessoas que não sabem o valor que tem a natureza, estas não deveriam perder a oportunidade de assistir à apresentação”.

No segundo estabelecimento visitado, a Escola Estadual Trajano Coelho Neto, que abriga 257 alunos do 1º ao 5º ano, dos quais 166 estudando à tarde, a participação foi bastante efetiva. A garota Lucivânia Batista, 9 anos, do 3º ano, disse que a peça apresentada incentiva e leva esclarecimento a quem fuma ou atiça fogo na natureza a pensar nas consequências nocivas deste gesto. A escola, que atua em parceria com a Promotoria, Juizado, Conselho Tutelar, PM, PC, Delegacias, os alunos, dentre outros colaboradores, ostenta evasão zero, como destaca a direção.


Fonte: Secom - TO
 

Leia sobre: ConcursoEducaçãoQueimadasRepórter
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS