Economia

Governo investe em tecnologias sociais para gerar renda às famílias carentes


Um projeto que visa fortalecer as cadeias produtivas das regiões Sudeste, Jalapão e Bico do Papagaio, por meio do conhecimento tecnológico e do incentivo ao associativismo e à economia solidária. Este é o projeto “Tecnologias Sociais” que foi apresentado na manhã desta quinta-feira, 21, ao governador do Estado do Tocantins, Siqueira Campos, pelo secretário da Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira, e pelos pesquisadores e bolsistas da UFT – Universidade Federal do Tocantins, Unitins Fundação Universidade do Tocantins, Unirg – Centro Universitário de Gurupi e do IFTO – Instituto Federal de Educação que atuam no projeto.

Na presença dos reitores das universidades parceiras e demais autoridades, a pesquisadora da Unirg e coordenadora de dois subprojetos do “Tecnologias Sociais” Nelita Gonçalves Faria de Bessa explicou como funciona, quais os objetivos, metas e resultados que se pretende alcançar em cada região com o projeto desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia em parceira com a FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos e com o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Segundo o secretário da Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira, o projeto busca, “desenvolver um trabalho com os pequenos produtores, difundindo o associativismo e a economia solidária. Promover a inclusão digital e social e fazer um regate da cidadania. Porque as famílias atendidas pelo projeto precisam de conhecimento, informações para ter condições de melhorar de vida”, pontuou o secretário.

O “Tecnologias Sociais” é composto por quatro subprojetos, que estão sendo executados no Sudeste, Bico do Papagaio e Jalapão, regiões onde ficam os municípios de menor IDH - Índice de Desenvolvimento Humano do Estado e beneficiando 510 famílias e, o investimento é de R$ 2,3 milhões.
Na região Sudeste estão sendo desenvolvidos os subprojetos Formrede - Inclusão Digital, que prevê a instalação de 8 tele centros rurais, e o Gestleite, que trabalha o fortalecimento da cadeia produtiva do leite. Outro subprojeto é o Redepeixe, que promove o fortalecimento da cadeia produtiva do peixe na região do Bico do Papagaio, e o subprojeto Jalamel, criado para desenvolver atividades relacionadas à produção do mel.

Para a estudante do 8º período do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Tocantins, Daphinni Moreira que participa como bolsista no Projeto Redepeixe, a experiência está sendo importante. “Além de ter a oportunidade de colocar em prática o que a gente aprende na universidade, sinto que posso contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado”, ressaltou a estudante.

O governador Siqueira Campos parabenizou os pesquisadores e os estudantes pelo projeto e, disse ser “importante essa articulação entre o Governo e a academia. Precisamos investir em inovação e na formação de pessoas para transformar a miséria em que muitos vivem em oportunidade de prosperidade”, concluiu Siqueira Campos. ( Com informações da Secet-TO)

TWITTER