Tocantins

ATS promove seminário de cooperação técnica para captação de recursos da Funasa


A ATS - Agência Tocantinense de Saneamento, em parceria com o Crea-TO, Funasa/Palmas, ATM e Incra, promove no próximo dia 1º de junho, sexta-feira, no auditório do Palácio Araguaia, um seminário técnico para captação de recursos de saneamento. O Seminário de Cooperação Técnica – ações da Funasa, contará com a presença do governador Siqueira Campos e do presidente nacional da Funasa, Gilson de Carvalho Queiroz Filho. Entre os assuntos a serem debatidos entre palestrantes e participantes estão as ações da Funasa para 2012; captação de recursos; habilitação e celebração de convênios; análise técnica dos projetos de engenharia; plano municipal de saneamento básico; e soluções inovadoras para os MSDs (módulo sanitário domiciliar), com tratamento de efluentes.

O evento ocorrerá durante todo o dia. O presidente da ATS, Edmundo Galdino, fez questão de convidar todos os prefeitos, estendendo o convite aos técnicos das prefeituras dos 139 municípios, uma vez que o objetivo do seminário é orientar sobre a elaboração de projetos voltados à obtenção de recursos, junto à Funasa, para as áreas de saneamento básico, aterros sanitários e esgotamento sanitário. “Nossos gestores municipais e técnicos precisam estar preparados para elaborar os projetos de modo que sejam aprovados os recursos federais disponíveis para a área de saneamento, caso os projetos não estejam de acordo com as normas da Funasa, os recursos não são liberados”, explicou.

Banheiro
O seminário encerra às 16h30 com visita técnica ao distrito de Luzimangues, quando o presidente da Funasa irá conhecer um modelo inovador de banheiro. Esse banheiro modular contempla vaso, chuveiro, pia e uma lavanderia acoplada do lado de fora, além de caixa d´água com capacidade para 6.300 litros . O banheiro tem alta durabilidade, fácil limpeza e a grande novidade é que vem com estação de tratamento de efluente. Se aprovado, o modelo será adotado pela Funasa para todo o Brasil. ( Com informações da ATS)

Leia sobre: ATSSaneamentoTocantins
TWITTER