Emprego

Desemprego fica estável em 10,8%, diz Dieese

Da Redação Vitrine

Uma pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - Dieese e pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados - Seade em 6 cidades brasileiras e o Distrito Federal confirma que o desemprego permaneceu estável em 10,8% em abril. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 30.

 

Entre as cidades pesquisadas estão: Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e o Distrito Federal. O contingente de desempregados foi estimado em 2,428 milhões de pessoas, 5 mil a mais que no mês anterior.

 

A taxa de desemprego total reduziu-se em Belo Horizonte e Recife e permaneceu relativamente estável nas demais regiões onde a pesquisa é realizada – ou seja, no Distrito Federal, Fortaleza, Porto Alegre, Salvador e São Paulo.

 

Setores
Em abril, o nível de ocupação não variou. Mas, de acordo com a pesquisa, segundo setor de atividade econômica, no conjunto das regiões, o nível ocupacional diminuiu nos Serviços (com a eliminação de 70 mil postos de trabalho, ou -0,6%), permaneceu em relativa estabilidade na Indústria (com menos 7 mil postos de trabalho, ou -0,2%) e no Comércio (mais 3 mil, ou 0,1%).

A perda de vagas nesses segmentos foi compensada pelo crescimento no agregado Outros Setores (mais 54 mil postos de trabalho, ou 3,6%) e na Construção Civil (mais 11 mil, ou 0,8%).

Com informações da Agência Brasil e G1

Leia sobre: BrasilDesempregoEmpregoregiões
TWITTER