Tecnologia

Governo do Tocantins inaugura Centro de Referência em Agroecologia

 
Foi inaugurado nesta sexta-feira, 11, pelo governador do Estado do Tocantins, Siqueira Campos acompanhado do secretário da Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira e do reitor da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, Joaber Divino Macedo, o Centro de Referência em Agroecologia, Agricultura Familiar e Climatologia, e também o Banco de Germoplasma da Unitins Agro.

As obras foram construídas e equipadas com recursos do programa Estruturante, realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia, Unitins, e a Finep – Financiadora de Estudos e Projetos. Foram investidos R$ 841.422,98 na construção de dois prédios, aquisição de equipamentos e materiais para pesquisa.

O governador Siqueira Campos conheceu toda a estrutura do Centro de Referência e ressaltou ser importante a pesquisa para o desenvolvimento do Estado, especialmente na agropecuária.

A Unidade de Referência em Agroecologia, Agricultura Familiar e Climatologia fica localizada no CCA - Centro de Ciências Agrárias da Unitins – Universidade do Tocantins, ao lado do Centro Agrotecnológico onde acontece até o próximo sábado, 12, a Agrotins – Feira Agrotecnológica do Tocantins.
Durante a inauguração foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e a Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, visando o desenvolvimento da agricultura, a melhoria da renda e o uso sustentável dos recursos naturais disponíveis, em prol das cadeias produtivas do arroz e do feijão no Tocantins.

Outro termo de cooperação técnica foi assinado entre a Embrapa e a Ruraltins - – Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins, com objetivo de conjugação de esforços entre as instituições para execução de trabalhos de transferência de conhecimentos e tecnologias sobre as culturas de arroz e feijão para técnicos das Assistências Técnicas e Extensões Rurais – ATER’s do Estado do Tocantins e para produtores dos projetos da região Sudoeste do Tocantins.

Centro de Referência
O Centro de Referência em Agroecologia, Agricultura Familiar e Climatologia vai ser utilizado para apoiar pesquisas, e realizar cursos de capacitação para técnicos e profissionais, estudantes de escolas técnicas agrícolas e de graduação. Já o Banco de Germoplasma servirá de depositário genético animal e vegetal do Estado do Tocantins servindo para propagar as pesquisas de diversas instituições e, ainda será fonte de diversidade genética para estudos sobre o funcionamento dos genes.( Com informações da Secet-TO)

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS