Especiais

Governo do Tocantins lança nove editais de apoio à pesquisa


Cerca de R$ 6 milhões serão investidos pelo Governo do Estado, através da Fapt- Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins, em nove editais de incentivo lançados na tarde desta quinta-feira, 26, no auditório do Palácio Araguaia.

O evento contou com a participação do vice-governador João Oliveira, de secretários estaduais, presidentes de autarquias e dos presidentes do Confap – Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo a Pesquisa, Mário Neto Borges, e do CNPq- Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico, Glaucius Oliva.

A presidente da Fapt, Andrea Stival, explicou que o pacote de editais faz parte de um trabalho do governo que visa implementar medidas que contribuam com o desenvolvimento tecnológico do Estado. “A Fapt, desde que foi criada, há 13 meses, veio com a proposta clara de incentivar o desenvolvimento do Estado através da pesquisa cientifica, essa foi uma visão moderna do Governador Siqueira Campos no ato de criação da Fundação”, disse ela.

De acordo com o diretor cientifico da Fapt, Ricardo Sarmento, os editais irão englobar diversas áreas do conhecimento e um deles deve beneficiar, inclusive, alunos do ensino médio. Os beneficiados pelos editais não terão a obrigação de devolver o montante investido ao Governo, o ressarcimento acontecerá através da prestação de serviços.

O presidente do CNPQ, Glaucius Oliva, disse em seu discurso que a iniciativa tocantinense servirá de modelo para outros estados brasileiros. “Hoje o valor de um Estado é medido por sua capacidade de inovação e o Tocantins, que é um estado jovem, é um exemplo para o país e o mundo”, ressaltou ele.

Oliva anunciou que essa experiência do Tocantins fez com que o CNPq propusesse uma parceria com a Fapt na intenção de lançar outros três editais, ainda este ano, com investimento de cerca de R$ 800 mil. “Nossa intenção é incentivar a prática da pesquisa atraindo jovens pesquisadores”, destacou.

O vice-governador João Oliveira ressaltou o sucesso do programa de incentivo. “São com parcerias como essas que o governo pretende alavancar o desenvolvimento, já que não há meios de desenvolver sem pesquisa e sem tecnologia”, frisou ele.

São contempladas todas as fases da pesquisa cientifica, desde o desenvolvimento dos estudos até a publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais. Os editais serão publicados no Diário Oficial desta quinta-feira, 26, e a apresentação de projetos já pode ser feita através do site: www.fapt.to.gov.br.

Quem pode participar
Segundo a presidente da FAPT, Andrea Stival, pode se inscrever qualquer pesquisador que reside no Tocantins e que esteja ligado a alguma instituição de pesquisa do Estado. “Eles podem entrar no site da FAPT, ler os editais e conferir em qual podem participar”, explica Stival, ao destacar que o principal objetivo da Fundação é de incentivar a produção científica no Tocantins.
 

Editais:
01/2012 - Contempla com bolsas pessoas que desenvolver pesquisas nas áreas de Biologia e Ecologia das Alterações Globais, no programa de Doutorado da Universidade de Aveiro, Portugal.

02/2012 - Concede bolsas de mestrado e doutorado aos servidores públicos estaduais, federais e municipais, lotados no Tocantins que já estejam vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu.

03/2012 - Programa Theotonio Segurado é voltado para alunos do ensino médio das escolas públicas tocantinenses.

04/2012 - Financia projetos de pesquisa científica em diversas áreas do conhecimento.

05/2012 - Apoia a publicação de periódicos científicos com a intenção de apresentar as pesquisas tocantinenses nacional e internacionalmente.

06/2012 - Apoia a publicação de artigos científicos em grandes periódicos vinculados a instituições de ensino.

07/2012 - Busca valorizar trabalhos de extensão através do financiamento da interface com a pesquisa cientifica.

08/2012 - Financia a apresentação de trabalhos científicos em eventos nacionais e internacionais.

09/2012 - Apoia a realização de eventos de cunho científico no Tocantins.

Fonte: Erica Lima/Secom-TO
 

Leia sobre: FAPTPesquisaTocantins
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS