Tecnologia

ONG Casa da Árvore oferece cursos online para educadores


Com foco na experimentação, criatividade e promoção de ações inovadoras que unam arte, tecnologia e educação em sala de aula, a Associação Casa da Árvore Projetos Digitais lança durante o mês de abril o Mochila Digital. A ação, que integra o projeto Telinha do Cinema, oferece um ambiente de educação online, voltado a educadores interessados em aprender de forma colaborativa, experimentar, incorporar e desenvolver ferramentas, recursos e linguagens que aproximem arte, tecnologia e práticas pedagógicas.

Patrocinado pela Petrobras, com apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Estadual de Goiás (UEG), o Mochila Digital tem como principal objetivo o desenvolvimento e oferecimento gratuito de cursos, conteúdo, objetos e itinerários de aprendizagem em ambientes virtuais, apropriando-se das novas tecnologias no contexto escolar.

O projeto é inspirado no conceito de Ambiente de Gestão de Aprendizagem (AGA) ou, simplesmente, conceito H, que delimita a gestão de um ambiente de ensino a distância, no qual o aluno recebe instruções e orientações, além de reportar suas descobertas e relatar suas ações. Para isso, a Internet e todos os serviços oferecidos pela rede mundial de computadores são utilizados como ambiente de aprendizagem.

No mês de maio tem início as três primeiras turmas (laboratórios online) para os cursos desenvolvidos em 2011, em decorrência dos projetos de Residências Artísticas – ResTelinha, mais uma linha de ação do Projeto Telinha de Cinema. O tema que permeia todos os laboratórios é aprendizagem, interatividade e seus desdobramentos na prática a partir dos temas sugeridos em cada um, que possuem estreita relação com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

Mais informações sobre o Mochila Digital aqui

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS