Cultura

Conferência de Cultura transforma Palmas no centro de discussões do Norte

Na próxima semana a Institucionalidade da Cultura e Democracia Cultural será o foco de discussão que norteará a terceira edição da Conferência Municipal de Cultura, que acontece de 12 a 14 de abril, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. O evento é uma realização da Fundação Cultural de Palmas (FCP,) com apoio do Ministério da Cultura (MinC), através das Secretarias de Fomento e Incentivo à Cultura, de Políticas Culturais e a de Cidadania Cultural.

A conferência definirá as diretrizes para formulação do Plano Municipal de Cultura a partir de consulta a toda a sociedade sobre as demandas culturais para os próximos 10 anos. Acontecerá simultaneamente no evento o 3° Encontro do Fórum de Gestores de Cultura das Capitais da Região Norte e o primeiro Encontro de Gestores das Capitais, Secretários de Cultura dos Estados da região Norte e Financiadores de Cultura.

A Conferência promete ser um evento de grande porte, com nomes de referência relacionados à gestão da cultura no país. Já confirmaram presença o ator Sérgio Mamberti, Secretário de Políticas Culturais do MinC, Pedro Domigues Monteiro Júnior, coordenador geral de cultura e cidadania da secretaria de cidadania cultural do MinC, Henilton Parente de Menezes, secretário de fomento e incentivo à cultura do MinC, Ricardo Pique, diretor de responsabilidade social da Vale, Delson Cruz, chefe da Representação Regional Norte do MinC.

Sobre o 3° Encontro do Fórum de Gestores de Cultura das Capitais da Região Norte, Delson Cruz explica que o encontro agora ampliado para os secretários de cultura de estado é um marco para história da política cultural amazônica. “Era inadmissível que os gestores municipais e estaduais não tivessem um momento para trocar experiências e propor políticas públicas para a nossa região”, afirma.

Delson ressalta que o encontro propicia uma representação significativa dos gestores de cultura da região norte, que corresponde a 49 % do território brasileiro. “Além de estarmos dialogando com financiadores da cultura na região no sentido de definirmos políticas de financiamento, levando em conta a particularidade da região (Custo amazônico), somos parceiros nessa programação, onde estaremos juntos buscando soluções para o desenvolvimento cultural da nossa região”, frisou.

A presidente da Fundação Cultural de Palmas, Kátia Maia, reforça a importância da participação dos secretários e gestores de cultura da região Norte no encontro. “A articulação com os demais secretários promove um intercâmbio de idéias que sempre resulta em ações produtivas", disse a presidente.

Outra questão ressaltada por Kátia Maia é quanto à participação dos convidados de outras regiões como é o caso da Presidente da Fundação Garilbaldi Brasil de Rio Branco (AC), Eurilinda Figueiredo, que hoje é exemplo para o Brasil em gestão cultural e do Presidente da Fundação Cultural do Município de Belém, Carlos Almicar, que estarão compartilhando as suas experiências aos participantes da 3ª Conferência Municipal de Cultura.
(Autor: Daianni Parreira)

Leia sobre: CulturaEducaçãoPalmas-TO
TWITTER