Especiais

Educação de Palmas-TO apresenta projeto "Memória"

Os alunos da rede municipal de ensino de Palmas terão a oportunidade de conhecer a saga do desbravador de terras, das selvas, dos sertões e defensor dos indígenas brasileiros, Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon. A história do desbravador é apresentada por meio de almanaque, guia de orientação aos professores e DVD-ROM, que compõem o Projeto Memória, uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil, enviada a 18 mil escolas públicas.

O objetivo do projeto é proporcionar ao público o conhecimento da história, a vida e o pensamento de brasileiros que contribuíram para a transformação social do país. Nesta 12ª edição, o projeto conta a história de Marechal Rondon, esse brasileiro que teve grande importância na integração do país, esteve à frente da implantação de linhas telegráficas e tornou-se um pacifista defensor da comunidade indígena. Em sua luta, adotou o lema “Morrer se preciso for; matar, nunca!”, e gerou uma nova relação entre o Estado e os indígenas.

O projeto será apresentado em sete escolas da rede municipal de ensino de Palmas. A primeira a receber o projeto será a ETI Monsenhor Pedro Pereira Piagem, no período de 4 a 11 de abril. De 12 a 18 de abril o projeto será apresentado aos alunos da Escola Crispim Pereira de Alencar, em Taquaruçu, de 19 a 26 de abril na ETI Luiz Nunes de Oliveira, e de 27 de abril a 11 de maio na Escola Francisca Brandão. Já de 14 a 18 de maio será a vez dos alunos da Escola Maria Rosa, e de 21 a 25 de maio a dos alunos da Escola Aurélio Buarque de Holanda. A última escola a conhecer o projeto será a ETI Santa Bárbara, no período de 28 de maio a 1º de junho. ( Com informações de Ascop Palmas-TO)

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS