Nacional

Provas do Senado apresentaram plágio de questões

Do G1

Candidatos à vaga de analista em fisioterapia do concurso do Senado Federal, realizado no último domingo (11), entregaram na terça-feira (13) representação no Ministério Público Federal pedindo a investigação de suposta cópia de questões de outras bancas na seleção. As provas do concurso do Senado foram elaboradas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com a representação, 31 das 80 questões da prova do Senado para o cargo de fisioterapeuta são idênticas a perguntas e opções de resposta de concursos de outras organizadoras.
As questões, segundo indicado pela denúncia, teriam sido copiadas de seleções dos anos de 2007, 2008 e 2009, para cargos de fisioterapeuta nas prefeituras de Timom (MA), Vitória (ES), Umbaúba (SE), Coronel Fabriciano (MG), Balneário de Camburiú, Bom Jardim (PE), Olinda (PE), Cristais (MG) e Abreu e Lima (PE).

Haveria ainda questões dos concursos para a Eletronorte, para a Polícia Civil do Pará e Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina. Pela denúncia, questões teriam sido copiadas de provas de dez organizadoras, entre elas o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), que informou que não irá se pronunciar sobre o assunto.

Além dos problemas indicados com a prova para o cargo de fisioterapeuta, candidatos que concorreram ao cargo de analista com especialidade em urologia teriam indicado que questões da prova deles também teriam sido plagiadas de outras seleções.

Em nota, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que “os problemas surgidos [com o concurso] têm sido imediatamente enfrentados com medidas cabíveis adotadas.”

Leia sobre: ConcursosFGVPlágioProvasSenado Federal
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS