Ciência

Tocantins: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012

“Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Após receber várias sugestões e ter feito consultas a instituições e entidades parceiras o MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação anuncia a data e o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012 que ocorreráem todo Brasil entre os dias 15 e 21 de outubro.

A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou também o ano de 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. A ONU está estimulando todos os Países a realizarem atividades com o objetivo de aumentar a consciência coletiva sobre a importância deste tema, por meio de ações a nível local, regional e internacional.

No Tocantins a Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia responsável pela coordenação Estadual, está trabalhando na organização do evento e na mobilização de Instituições de Ensino e Pesquisa para a realização da SNCT 2012 e busca de parceiros. Estão previstas atividades como a realização de concurso voltado para estudantes da Rede Pública de Ensino e Ensino Técnico, tenda da ciência. A população também contará com programação especial na Redesat para divulgação das atividades e ações de difusão e popularização da ciência e tecnologia. Palestras, oficinas e atrações culturais também estão previstas na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Estado.

A Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia trabalha para sensibilizar as instituições de pesquisa e ensino, universidades, escolas tecnológicas e profissionais, secretarias estaduais e municipais de CT&I e de educação, fundações de apoio à pesquisa, órgãos governamentais, espaços científico-culturais, escolas de todos os níveis, empresas, entidades científicas e tecnológicas e organizações da sociedade civil, bem como cientistas, professores, pesquisadores, técnicos, estudantes, comunicadores da ciência e todos os interessados, para que coloquem a data da SNCT 2012 em suas agendas e realizem atividades no período de15 a21 de outubro.

 

SNCT 2011

Em 2011 foram realizadas 16.110 atividades em 654 municípios em todo país. Seus principais objetivos são: mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de atividades de CT&I, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação; mostrar a importância da CT&I para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país; e contribuir para que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas.

No Tocantins, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi realizada em parceria com o Amazontech, um evento tecnológico promovido pelo SEBRAE que envolve os estados da Amazônia Legal. A Secretaria da Ciência e Tecnologia montou dois estandes em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, onde foram apresentadas várias atrações, entre elas, uma mesa digital interativa, Estação Meteorológica da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, a Defesa Civil através do monitoramento das queimadas e sua atuação na comunidade, além da presença do astronauta Marcos Pontes, que foi o primeiro brasileiro a participar de uma missão espacial.

Os estudantes que participaram da “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” também fizeram teste vocacional e receberam dicas sobre qual a profissão escolher, fizeram experimento científico para descobrir o PH da água, participaram de várias palestras e oficina de jogos interativos em 3D além dos concursos de redação, desenho e frase “Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos”, que foi tema do evento no ano passado.


Fonte: Ascom/Secretaria da Ciência e Tecnologia

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS