Suce$$o Profissional

O poder da Iniciativa



Observando qualquer anúncio de oportunidade de emprego você irá perceber um pré-requisito constante em todos eles: Iniciativa.

Quando alguma empresa procura um funcionário busca primeiramente essa competência. 
Isso significa que o funcionário após o período de treinamento natural de todo novo emprego deve começar a produzir sem ser mandado ou cobrado.

Se você foi contratado para atender telefonemas deve promover soluções para quem liga. Se você foi contratado para lançar notas fiscais deve lançá-las assim que recebê-las. Se você foi contratado para ser motorista não deve pensar que seu trabalho é apenas dirigir, mas zelar pela manutenção do carro, desde combustível, lavagem e manutenção da parte mecânica, quando houver necessidade. Nenhum chefe espera ter que dizer isso ao funcionário. Eles te contratam para que você faça e não para que leve problemas a eles. Se fosse para ele se preocupar ou resolver não precisaria de você. Não é verdade?

Sempre digo aos colaboradores que um profissional dentro de uma empresa não responde “Eu acho” e jamais diz “Não sei”. Você tem certeza e se não tiver peça um minuto e vá atrás para encontrar as respostas. Estude sobre o negócio da empresa em que trabalha e seja um expert, mesmo que por enquanto você sirva café. Aquela pessoa que você atende pode ser seu futuro empregador.

Recentemente, estava em um cartório e uma atendente respondeu a uma senhora que tentou tirar uma dúvida: “Não sei não”. Se ela que está ali não sabe, realmente estamos perdidos. Não responda ao telefone que o Gerente não está, diga a que horas volta e se a pessoa quer deixar recado. Evita tantos problemas que você nem imagina. “Tem suco de laranja?” Se não tem, já ofereça as opções. Isso é iniciativa.

As pessoas procuram as empresas porque acreditam que podem conseguir soluções para o que necessitam naquele momento. Se a empresa não pode resolver, ela não volta, a empresa perde clientes e em breve você perde seu emprego. Iniciativa é entender que você foi contratado para uma função que envolve situações para serem resolvidas. Então resolva. Não espere ser mandado e pior ainda, ser cobrado. A iniciativa abrirá portas na sua carreira profissional.

Sucesso a todos!
Sugestões de temas, dúvidas e, etc.: [email protected]
Lunna Dias é Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas e Especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas. Está à frente da Lunna Dias Consultoria em Recursos Humanos atendendo clientes em Palmas e região com Recrutamento, Seleção e Desenvolvimento de Pessoas, dentre outros.

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS

A busca por um emprego exige otimismo com o que se quer alcançar e realismo...